Wednesday, January 25, 2017

Moana

A estratégia da disney no planeamento dos seus anos em termos de animação está bem montada, um primeiro filme mais exprimental, um segundo para rebentar com a bilheteira normalmente utilizando um produto já existente e um terceiro filme mais para o aspeto critico e mais tradicionalista. Este Moana foi o terceiro do ano com os resultados esperados, criticamente com boas avaliações algo que é habitual nos filmes da disney, e comercialmente para um filme declaradamente feminino até se pode dizer que os resultados foram bem conseguidos com avaliações muito positivas e a nomeação para o oscar da especialidade.
Sobre o filme podemos começar por dizer que se trata de um filme que conjuga bem na fase inicial dois elementos, o lado emocional, com personagens que despertam o lado mais ternurento e simples dos espetadores, principalmente os mais velhos e um humor tradicionalista pouco arriscado o normal em filmes familiares deste estudio. Com o passar do tempo penso que o filme se torna demasiado mitologico, com deuses e semi deuses, o que o torna demasiado dimensional para um filme para crianças e sem ter a coerencia para agradar aos mais adultos de uma forma geral.
Por este mesmo facto e pelo excesso de duraçao, penso que um filme de animaçao deve ter na hora e meia o seu periodo maximo, penso que o filme acaba por ir do mais ao menos. Pese embora tudo isto é obvio que o medio da disney e muitas vezes melhor do que o melhor dos outros estudios muito pela forma simples de fazer cinema, conseguindo aliar sempre mensagens imponentes com um sentido de humor proprio.
Ou seja mesmo não sendo na minha opinião uma das obras referências da Disney, muito por culpa de uma segunda fase demasiado exigente em termos de paralelismo, pelo menos para o entendimento globar do filme, penso que temos os elementos necessarios a um bom resultado em termos de entertenimento, sempre com a força musical que a Disney gosta de dar, principalmente nos seus filmes de Novembro, normalmente mais dedicas as meninas.
A historia fala de uma jovem da polinesia condenada a ser rainha do seu povo, que de forma a tentar recuperar a capacidade exploradora do mesmo embarca a procura de um semi deus que a pode ajudar a recuperar a aura do seu povo.
Em termos de argumento se nos elementos bases o filme consegue conciliar o que é habitual nos filmes da disney, em termos gerais penso que a historia é algo confusa e sem a objetividade que muitas vezes é necessário para fazer um filme para crianças resultar.
Na realização a Disney a produzir animação tão tem qualquer concorrencia, aqui muitos desenvolvimentos tecnicos, algum com originalidade como as tatuagens dinamicas ou a forma como a areia e agua são revestidas de realismo. Em termos tecnicos e um filme de primeira linha.
Por fim em termos de cast de vozes, a disney sempre impecavel no seu fundamento politico escolhendo actores de ascendencia proxima das personagens. A unica figura de renome é The Rock que encaixa perfeitamente no personagem.

O melhor – Os primeiros 10 minutos

O pior – As realidades mitologicas fogem um pouco do entendimento dos mais pequenos


Avaliação - C+

No comments: