Sunday, January 15, 2017

Jack Reacher: Never Go Back

Aos cinquenta e quatro anos, Tom Cruise dedicou-se em exclusivo a filmes de ação, sendo que atualmente para além do franchising Mission Impossible, se dedicou também a este heroi algo semelhante de nome Jack Reacher. Depois de um primeiro filme com bons resultados surgiu a natural sequela com resultados claramente mais modestos. Criticamente teve mais dificuldades ainda assim dentro da mediania que também foi o primeiro filme, em termos comerciais algo aquem, o que poderá colocar em causa a sequela.
Sobre o filme, convem contextualizar que gostei do primeiro filme, um filme de acção que conjugava carisma, acção simples e algum valor cómico, pelo que tinha alguma expetativa relativamente a este segundo filme, ainda para mais quando o trailer fazia pensar que teriamos o mesmo tipo de filme. Contudo depois de observar o filme as minhas expetativas sairam totalmente defraudadas, desde logo pela intriga que não existe, ou seja temos um argumento que parece saido de um tipico filme de Jean Claud Van Damme, e isso é tudo menos comum num filme de Cruise.
É indiscutivel que Cruise encaixa bem no lado misterioso e sentido ironico da personagem, mas tambem aqui o filme é claramente pior do que o seu antecessor, recorre muito menos ao humor, e muitas vezes com menos resultado, por outro lado a intriga amorosa tambem dificlmente funciona já que a quimica entre Smolders e Cruise é praticamente inexistente e muito graças a diferença de idade.
Por tudo isto temos um vazio filme de ação, muito longe do primeiro filme quer em entertenimento, como sequências de acção e humor, mas também em termos de intriga, podemos dizer que alguns apontamentos de humor e algumas tiradas poderão o diferenciar da maioria dos filmes de acção serie B, mas está mais perto destes do que daquilo que de melhor se faz em acção nos grandes estudios americanos.
A historia continua Jack Reacher que cria uma relação proxima com uma major do exercito, que se vê presa por alegadamente ter participado numa missão de espionagem, ai ele tenta não so a salvar da prisão bem como das pessoas que a querem matar, bem como tenta perceber se uma adolescente é sua filha ou não.
Em termos de argumento o filme é claramente mais vazio do que o seu antecessor. O filme narrativamente nunca consegue ter impulso de prenda o espetador, com historias já conhecidas e mais que isso previsiveis. So em termos de humor o filme por vezes consegue encontrar o seu norte.
Em termos de realização Zwick já foi um realizador de primeira linha, que com o tempo foi perdendo espaço e se tornando em mais um tarefeiro de hollywood, para um realizador que já foi autor, este trabalho poderia ser efetuado por um jovem saido dos videoclips, espera-se o regresso do melhor Zwick ou isso será sinal de fim de carreira.
No cast Cruise funciona como heroi de ação embora se tornasse nos ultimos anos repetitivo neste tipo de filme. Parece-me muito parecido a sua personagem de missão impossivel e penso que deveria repensar a sua carreira e arriscar mais. Nos restantes Smulders perde por ter uma grande diferença de idade de Cruise e não conjugar com este. O que acaba por ser lesivo para o filme.


O melhor – A primeira sequencia

O pior – Esvaziar em parte o carisma do primeiro filme.


Avaliação - C-

No comments: