Saturday, January 07, 2017

Keeping Up With Joneses

As comedias de espionagem tem ao longo do tempo um percurso intersante no género com alguns titulos que conseguiram aliar um bom resultado comercial com uma boa avaliação critica. Alguma era a expetativa em torno deste filme que trazia de regresso um realizador que tem no seu curriculo alguns dos filmes mais bem avaliados no genero comedia dos ultimos dez anos. Mas o resultado desta vez foi ligeiramente diferente, em termos criticos este filme acabou por ser um desastre, com avaliações essencialmente negativas e comercialmente as coisas ainda correram pior já que nos parecia um terreno onde o filme deveria ter mais ambições.
Sobre o filme nos dias que correm as comedias tem de ter algum ingrediente particular que as diferencie das restantes, pois bem aqui começa o problema deste filme, ao olharmos para o trailer mas não só quando começamos a assistir a este filme de imediato percebemos que na essência este é um filme demasiado parecido com muitos outros e que nada tem que o destaque das maiorias das comedias de serie b que todos os anos são lançadas quer em cinema quer diretamente para video.
Outro problema do filme é que apenas consegue ser ligeiramente engraçado, na essência é daquelas comedias que nunca consegue despertar a real gargalhada no espetador, ou consegue fazer funcionar qualquer cena à sua forma maxima, e um filme que na realidade até pode ser descontraido e de facil visualização, mas uma comedia que não faz o espetador lançar uma unica gargalhada esta longe de em termos gerais conseguir atingir os seus objetivos.
Por tudo isto penso que estamos perante um filme mediano mas que lhe falta os momentos de explosão, mesmo no climax onde se requeria mais ação e menos comedia o filme não consegue criar a intensidade necessária a catapultar para outros parametros. Assim surge um filme ligeiro, bem disposto mas apenas moderadamente engraçada que se vê bem sem muito que pensar.
A historia fala de um casal que após ficarem a sos, percebem que junto a si vive um novo casal, simpatico mas com algo de estranho, até ao momento em que descobrem que os mesmos sao agentes secretos.
Em termos de base do argumento podemos dizer que o filme está longe de ser original, já observamos esta formula de maneiras diferentes em diversos filmes. O filme tem ainda um funcionamento menos conseguido na elaboração de comedia pois o filme é sempre mais engraçado do que comico, e isso não e propriamente um elogio.
Na realizaçã, eu confesso não ser um grande fã dos anteriores filmes de Mottolla pese embora os mesmos fossem amis reconhecidos do que este, aqui a tipica realização de comedia, sem grandes riscos, ou grande criatividade, de um realizador que nos parece já ter estado mais perto de outros parametros.
Em termos de cast pouco ou nenhum risco, Galfinakis e Fischer nos seus registos habituais de comedia, um terreno onde se movem com facilidade, Hamm e Gadgot tem a seu cargo o lado mais de acção que tambem funciona bem nas suas caracteristicas.

O melhor – A forma como o filme não tenta ser mais do que é

O pior – Não conseguir despertar a gargalhada no espetador


Avaliação - C

No comments: