Tuesday, July 14, 2015

Jurassic World

Depois de um intervalo longo, este era um Franchising que muitos pensaram que era incapaz de ser reacendido pelo menos com o fulgor do primeiro filme. Dai que a surpresa foi total quando os primeiros resultados comerciais do filme apareceram e tornaram-no facilmente no filme mais rentavel do presente ano e um dos maiores sucessos comerciais da historia do cinema. Comercialmente nao foi alem de uma mediania que acaba por ser comum nos blockbusters deste ano.
A saga do Jurassic Park e diminuida em alcance pouco ou nada pode ser feito de muito novo, dai que tirando promenores a base do filme so pode ser semelhante, e aqui o filme nao tem particularmente nada de novo. O que o filme consegue e tornar mitico o primeiro filme, com algumas aproximações como o parque anterior, alguns dos objectos mais interessantes e mesmo imagens do primeiro filme, tornam este filme uma boa homenagem ao inicio de tudo, pese embora na globalidade nao seja tao diferente.
Ou seja a previsibilidade de um filme como este é sempre um handicap, ou seja a fase inicial e a escolha das personagens a salvar e depois e a luta contra os dinossauros sendo a unica inovação a presença de uma nova especie mais violenta e forte por transformaçao genetica. Os efeitos especiais fruto do tempo estão melhor e mais realistas e toda a produçao com mais força, mesmo que isso nao seja totalmente fundamental para o filme.
Enfim um filme que vale mais pelo espetaculo do que pela novidade, que torna novamente a febre pelos dinossauros uma presença nos nossos dias e que principalmente readquiriu a formula de sucesso, sem necessitar de um grande realizador ou mesmo figuras de proa. A melhor diferença esta no facto dos dinossauros neste filme serem mais do que simples monstros prontos a matar.
A historia fala de um novo parque, de nome Mundo Jurassico onde os dinossauros vivem no seu habitat natural e sao observados por milhoes de pessoas, mas a ambiçao nao termina e geneticamente e construida uma nova especie maior e mais perigosa, ate que a mesma foge do controlo e coloca em causa a vida de todos que estão no parque.
O argumento e limitado, aqui parece obvio que o proprio terreno do filme nao permite muito mais do que um filme de sobrevivencia sem grandes dialogos ou personagens num estilo tipico de acção dos anos 80. E obvio que para reinventar um franchising o filme poderia ter adquirido mais força, inovaçao e isso nao acontece, mas como entertenimento tem todos os ingredientes.
Entregar um filme com estes meios a um estreante e uma aposta de risco que funcionou, nao porque o filme tenha um valor e uma creatividade na realizaçao mas porque soube utilizar os meios para fazer o filme funcionar sem grandes problemas.
No cast Pratt tem carisma ja o tinha demonstrado em Guardioes da Galaxia e prova neste novo filme, e um heroi de acção funcional muito pelo carisma que tem, ao seu lado Howard ter o lado sensivel necessario a personagem. Pior os viloes principalmente Onofrio longe do que vimos por exemplo fazer em Daredevil


O melhor - A febre dos jurassicos bem reanimada

O pior - Nao ter nenhum ingrediente novo

Avaliação - C+

No comments: