Sunday, July 05, 2015

Big Game

Herois juvenis sempre foi uma presença assidua no cinema sendo o sucesso dos mesmos uma vertente muito variavel. Este ano sob a produçao europeia surgiu este Big Game. Apostado quem sabe no inicio de um franchising tudo se tornou praticaente impossivel depois de um resultado comercial completamente inexistente em toda a linha, muito por culpa de uma pouca expansao do filme mas não so. E mesmo o facto do filme não se ter tornado um total floop critico alterou o percuso comercial do filme que assim quase de certeza nunca mais ira regressar.
Sobre o fillme, quando temos um filme que tem como objectivo lançar um franchising o trabalho de introduçao do filme deve ser forte principalmente na forma como apresenta cada uma das personagens, pois bem e neste particular que o filme começa logo a falhar, e do tipo de filmes que quando menos informaçao melhor, mais acçao mesmo que sem fundamente e quase com cenas de um james bond impossivel nem sempre bem realizadas e de repente sem que o filme nunca tenha criado grande enredo acaba.
Por tudo isto o filme e um autentico vazio em todos os sentidos narrativos porque não se da ao trabalho de aprofundar qualquer tipo de aposta, da ausencia de climax porque este quando surge e para o filme acabar e sem qualquer tipo de moral já que no final apenas sabemos que todos os maus agem por alguma coisa que não importa para o filme que esta mais atenta em glorificar o heroi.
Pena e que alguns actores de renome tenham se unido a um projeto tao vazio, mesmo que fora dos EUA, e que alguma vez tenha existido ideia que este tipo de historia tinha por onde continuar, sendo que já produzir um filme foi bastante mais do que a materia para uma curta metragem e de pouca qualidade.
A historia fala de um jovem que vive na tradiçao de uma selva, que encontra o presidente dos EUA depois de um atentado. Contudo enquanto tentam sobreviver as conviçoes dos terroristas percebe-se que e um jogo muito mais forte do que realmente se poderia esperar.
O argumento e um vazio a todos os niveis na ideia de base, repetitiva, na forma como esta e superficial, por não fazer funcionar nenhum dos vetores do filme entre outros tudo resulta num autentico vazio de ideias, onde persnagens e dialogos simplesmente não existem.
Na realizaçao uma estreia com tantos actores e com tantos meios, exagera dos cliches dos slow motion de acçao sempre mal conseguidos e potenciados, numa realizacao de pouca qualidade que segue influencias de filme nem sempre de primeiro nivel.
No cast Jackson tem o tipico papel de heroi carismatico mas mais frouxo que habitual, Broadbent pouco ou nada interessa para o filme, e o menor Tommila e o unico que tem em si alguns destaques por não ser o menor habitual neste tipo de filmes mais do que pela exigencia do mesmo.

O melhor – Tommila como heroi pouco comum

O pior – A ambiçao vinda de tao pouco


Avaliação - D

No comments: