Saturday, May 23, 2015

The Lazarus Effect

Quando um filme aguarda mais de dois anos pelo sinal verde de distribuição é sinal ou que o projecto e demasiado polemico, o que não e o caso, ou porque o objecto final não é no minimo unanime no seu resultado. Pois bem isto foi o que aconteceu com este filme de terror, que acabou por ser muito mal recebido pela critica com avaliaçoes bastante negativas e isso contribuiu para a modesta carreira comercial, o grando target do filme.
Numa era onde o cinema de terror esta presente todos os meses do ano, seja ele juvenil ou adulto o espaço para filmes de referencia e a seleção dos filmes deveria ser mais exigente para não nos trazer consecutivamente filmes muito iguais, ou como este um filme curto, com uma unica ideia, e uma serie de imagens assustadoras mas na realidade não passa de um buraco narrativo.
E facil perceber o que falta neste filme, desde logo caimos de para quedas no meio das personagens e conseguimos perceber algumas motivaçoes ou mesmo alguns pontos mesmo na sua parte final, quando muito já passou sem termos ideia nenhuma sequer da existencia de uma historia paralela. Alias o inferno da personagem central como ela o define e das historias paralelas mais isoladas e sem sentido que vejo a ser integradas numa narrativa central.
Alias todo o filme parece junto e não colado, raramente chegamos ao fim sem saber muito ou melhor sem saber quase nada das personagens que basicamente servem para o tipico final do filme de terror, de resto todo o filme e um conjunto de experiencias cientificas que nem sequer sao muito debruçadas, certo e que pelo conteudo das mesmas isso seria uma perda de tempo, mas esse impacto nunca ocorre nas personagens que acabam nada mais nada menos do que ressuscitar mortos. Todo o filme e mais que tudo um descalabro narrativo.
A historia fala de um grupo de investigadores que conseguem descobrir um soro que permite que seres vivos ressuscitem, contudo este regresso e marcado pela existencia de caracteristicas muito especiais que muitos questionaram se o regresso mesmo dos mais amados e bemvindo.
O argumento e o autentico buraco do todo filme em todas as suas componentes desde logo personagens que não tem fio comum parece que a mesma personagem muda de cena para cena consoante o interesse da narrativa a historia de base e já utilizada e aqui não existe nenhuma procura de detalhe, a conclusao é obvia e so porque sim.
A realizaçao tem um ou outro bom momento de terror, muito por custa de uma enigmantica Olivia Wilde mas que o realizador sabe tirar partido das caracteristicas fisicas da mesma para fazer resultar. E este ponto acaba por ser uma virtude já que tudo o resto vai de encontra a mediocridade do filme.
No cast podemos questionar como Wilde e principalmente Peters aclamado ultimamente em American Horror Story apostaram neste filme, contudo principalmente ao segundo temos de recordar dois anos e perceber que a sua fama não seria a mesma, no caso dele o filme não lhe tras nada para a carreira no caso dela, demonstra alguma força fisica para o terror algo que muitas vezes não serve para nada em face da baixa qualidade dos filmes do genero, mas da-nos um lado vila que podera ser util em outro tipo de filmes.

O melhor – A forma como a imagem de Wilde funciona no terror

O pior – A inclusão da historia justificativa que ainda hoje não conseguimos relacionar com o resto do filme.


Avaliação - D

No comments: