Saturday, May 23, 2015

Good Kill

Andrew Nicoll e daqueles realizadores argumentistas que deram o salto depois de um sucesso na segunda vertente, e de imediato muito gente vaticinou o sucesso nesta nova função. Contudo ao longo do tempo e pese embora as produçoes tenham tido alguma dimensao o resultado nunca foi o esperado, dai que os meios e distribuiçao dos seus filmes começaram a ser menores, principalmente depois do floop de The Host. Este ano e sem tantas luzes da ribalta surgiu este Good Kill que foi bem recebido pela critica ao contrario de muitos dos seus outros filmes contudo comercialmente a pouca expansao não permitiu altos voos.
Sobre o filme, muitas vezes e necessario reduzir a expetativa para fazer um filme resultar e penso que ao tornar este filme quase independente na produçao foi isso que Nicol fez. E isso resultou mesmo sendo um filme com alguns defeitos tipicos dos filmes de guerra que é tentar dar sempre um lado pouco simplista de tudo o filme e em termos de narraçao dos efeitos colaterais um filme silenciosamente inquetante.
E é neste plano que o filme melhor funciona na forma como retrata as consequencias de um trabalho tao distante mas tao proximo da realidade de guerra e a forma como isso condiciona todas as suas vertentes da vida de alguem. O lado mais forte do filme junta-se a um olhar totalmente imparcial não tendo medo de criticar o exagero da actuaçao americana mesmo isso constasse ao filme uma menor distribuiçao, mas e no risco que os grandes autores surgem, e mesmo não sendo uma obra prima temos pelo menos uma abordagem corajosa e imparcial, o que em filmes de guerra e quase impossivel.
Como defeito maior do filme, o ser demasiado repetitivo o filme poderia ir para o apos, já que e baseado em acontecimentos reais em vez de repetir ataques sem que isso altera-se na base a personagem central, sendo obvio que esse seria o efeito desejado, nesse particular parece que o filme repete uma tendencia que em termos de ritmo é interessante mas no desenvolvimento narrativo para ser um efeito pausa.
A historia fala de um major da Us Army que integra a equipa de manobradores de drones fundamental no ataque ao afeganistao, comandando a distancia diversos ataques que causam diversas mortes, contudo essa participaçao começa a influenciar o seu regresso diario a casa e a forma como tem de desligar de tao intenso cenario de guerra.
O filme e no seu tema e na sua forma um filme com um argumento e uma historia muito interessante na forma como ser militar e muito dificil de conjugar com a vida pessoal e a guerra a distancia não ser facil de gerir porque o ser humano não tem uma tomada como um circuito eletrico e nisso o filme e forte principalmente na forma como pode ser deslocado para outras realidades. Um argumento actual, forte e interessante.
Nicol tem uma realizaçao simples, num contexto que por si só favorece o isolamento da personagem, e com um valor claro na forma como filma as sequencias de drone que poderia cair no excesso de ligaçao a jogos de computador. Nao sendo uma obra de arte de realizaçao e um filme eficaz.
No cast Hawke e um actor em bom momento de forma, consegue ser intenso, inquieto ao mesmo tempo que consegue transmitir a serenidade aparente do personagem, não e um personagem dificil mas encaixa bem nas caracteristicas de um actor em boa forma, ao seu lado pouco espaço nos papeis para destaque mas Kravitz começa a ser uma figura comum no panorama cinematografico vamos aguardar um filme que teste o seu real valor.

O melhor – O Abordar o peso psicologicio de determinadas atividades

O pior – Ser algo repetitivo.


Avaliação - B-

No comments: