Saturday, May 16, 2015

5 Flights Up

O amor na terceira idade e um tema que com o evoluir do cinema acaba por ser debruçado principalmente em titulos de pequenos estudios e reune actores em idade avançada. Este ano surge um filme sobre vivencias e um amor pleno entre Morgan Freeman e Diane Keaton em plena Nova Iorque. Normalmente este tipo de filmes sao simples pelo que criticamente atingem uma medinia esperada, já comercialmente na terceira idade não e propriamente aquilo que vende dai que os filmes acabam por se tornar pouco distribuidos e por ligaçao pouco vistos.
Este 5 Flights Up e um filme obvio dividido entre o presente e o passado e quase a retrospetiva de um amor num local, e emocionalmente e um filme interessante já que da siginifado a pequenas coisas algo que é realmente transversal ao amor. E nesse particular o filme consegue dar esse impacto principalmente quando vai atras na historia e nos ajuda a perceber a dinamica daquele espaço e da emoçao que o liga.
Contudo se emocionalmente o filme e forte e preenche os seus objectivos por outro lado nos lados complementares do guiao o filme e demasiado suave, não consegue ter a mesma intensidade e parece algo perdido na dinamica que quer dar, e na roupagem. Ou seja tem medo de ser um drama romantico mas por outro lado nunca ter argumentos para o ser de outra forma, o que o torna a determinados momentos um filme demasiado cinzento.
Ou seja temos um filme de amor, com um impacto emocional interessante mas seria aquele que teria qualquer retrospetiva de uma relaçao duradoura num espaço, já que no concreto o filme não ter particular encanto nas suas caracteristicas proprias que o defina ou o retire de vulgaridade, que o torna um filme cinzento num panorama que podia ser mais colorido.
A historia fala de um casal na terceira idade, que tenta mudar de casa, contudo e um momento complicado pois vao abandonar a casa de uma vida e que foi sempre o contexto da relaçao de ambos.
O argumento e simples, sem grandes rasgos ou grande ambiçao, tenta ser mais sentimental do que racional, e tenta ser simples na construçao de personagens e dialogos, falta-lhe obviamente um cunho mais diferenciador e no argumento ele poderia residir.
Na realizaçao Loncraine e um realizador experiente mas há muito tempo apagado no grande cinema, aqui limita-se a dar o lado mais nostalgico das personagens e de Nova Iorque, parece obvio ser dificil construir grande destaque numa fase descendente da carreira.
No cast Freeman e Keaton já estao para filmes mais simples menos exigentes e que sejam filmes que o carisma e a sua presença chegam. Funcionam bem juntos sem ser um casal para a eternidade num filme simples, e pouco exigentes a este nivel.

O melhor – O sentimentalismo do filme.

O pior – Nao conseguir completar este ponto com alguma racionalidade


Avaliação - C

No comments: