Os estudios da Disney
ultimanete tem apostado num registo desporitvo que visa inaltecer
alguns dos feitos desportivos mais marcantes na historia dos EUA. O
não passado foi com Million Dollar Arm este ano com este McFarland,
sempre inaltecendo comunidades minoritarias do pais. Contudo quer num
caso quer noutro o resultado tem sido bem mais brilhante em termos
criticos onde os filmes conseguem boas reaçoes do que propriamente
comercialmente, onde não tem sido a aposta esperada para um estudio
tao poderoso.
Os dramas desportivos
sao generos sempre funcionais junto do grande publico principalmente
emocionalmente mas e um genero demasiado repetitivo, onde apenas
diverge a vitoria final, ou a perda com vitoria moral. E neste caso
não temos um filme muito diferente, digamos mesmo que e um filme com
todos os valores deste genero, com os mesmos defeitos e por isso
dificil de se diferenciar por si so.
Mas e um filme que
emocionalmente tem impacto e isso e o valor necessario para o filme
resultar minimante. A ligaçao entre os atletas e a figura de
referencia e forte, principalmente pelas dificuldades inerentes a
todos, faz o filme ser emocionalmente interessante e ter um coraçao
imponente meio caminho andado para o filme funcionar.
Contudo tambem tem
limitaçoes, desde logo as alteraçoes relativas a historia real,
fazer tudo ter um impacto mais forte, o que de alguma forma pode
ludibriar o realmente aconteceu, parece que neste prima o feito seria
na mesma superior e o filme poderia ter um rigor mais interessante e
mais condizente com o feito, já que assim as coisas parecem mais
parecidas com a ciderella do que propriamente com uma historia real.
A historia fala de um
treinador que reune uma serie de jovens de familas pobres e que
trabalham para apoiar as familias numa equipa de atletismo que aos
poucos começa a competir em campoenatos e ser a imagem de marca de
uma pequena comunidade.
O argumento e muito
mais televisivo do que propriamente fiel a realidade, dai que seja um
filme muito proximo de outros do genero já que segue alguns truques
que sao presença assidua neste tipo de filmes. Temos um embelezar
dos feitos e personagens e isso foge um pouco ao detalhe real.
Niki Caro e uma
realizadora de outras andanças que aqui tem um papel de mera
tarefeira para um grande estudio, quando a carreira abranda este tipo
de projeto sao normais, mas o cunho de autora praticamente não
existe, se bem que a competencia assinalada serve para cumprir nas
calmas o necessario.
Este tipo de filmes não
exigem muito dos seus protagonistas e Costner esta numa fase da sua
carreira que não da para grandes exigencias, tem o lado paternal que
o papel precisa, e os jovens desconhecidos funcionam bem entre eles,
mas não e propriamente uma prova de fogo para qualquer actor.
O melhor – O lado
sentimental do feito
O pior – Ser muito
igual a todos os filmes deste genero
Avaliação - C+
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