Saturday, February 15, 2014

Winter's Tale

Quando Martin Scrocese comprou a adaptação deste livro muitos aguardaram que o mesmo teria um adaptação para a eternidade devido a qualidade do realizador, mas quando o realizador abandonou a ideia dizendo que este era um filme impraticavel, muitos começaram a pensar que este filme nunca teria a luz do dia, mas pela mão do argumentista preferido de Rob Howard provou-se que isto não iria acontecer, e o filme surge aqui em pleno ambiente do dia de S. Valentim, com resultados muito aquem do expectavel, principalmente em termos criticos.
Sobre o filme podemos dizer que existe obras literarias que nao sao feitas para serem adaptadas ao cinema porque as palavras sao mais faceis de ser poeticas do que imagens e os sentidos subtis nem sempre estao ao alcance de uma camara de filmar e aqui reside os grandes probllmeas do filme, o ter tanta coisa, e querer ao mesmo tempo ser tão sentimental que se torna numa mixordia que nem sempre se leva a si proprio a serio.
Mas os problemas do filme residem nos promenores que o poderiam tornar grandioso desde logo no cast e no protagonista, caracterização fisica do protagonista, e da sua antitese Lucifer, e na forma com que um filme deve perceber que tem que parar, que um filme tem de descer a terra e aqui parece que o filme deambula por um universo que não e desde logo funcional e por outro lado se perde em si proprio.
O lado positivo do filme e a segunda parte na actualidade aqui o filme e mais rapido ganha mais intensidade tem aqui a sua moral, mesmo que esta seja demasiado de condão, mas não deixa de ser um filme positivo e o que poderia ser uma grande adaptção de um livro amado, foi apenas mais um simples filmes igual a tantos outros do dia de s. valentim.
A historia fala de um ladrão que tenta fugir das mãos de um perigoso chefe de crime e é salvo por um cavalo branco, que o conduz a casa de um jovem doente terminal por quem se apaixona, e desenvolve um amor louco, que contudo termina com a morte desta, mas a sua função de salvar alguem por um lilagre continua anos apos.
O argumento tem por base um livbro de fantasia, mas o filme e o argumento parecem ter medo de assumir esta sua vertente como genero e isso faz que quando o filme tem de recorrer a estes pontos eles sejam estranhos e prejudiquem todo o filme.
A realizaçao na estreia de um argumentista é claramente de altos e baixos se por um lado nota-se o talento na forma firme e poetica com que filma nova iorque por outro perde-se na forma pouco estetica com que usa efeitos especiais num filme com este cast os efeitos tinham de ser outros.
O cast tem um claro senão a personagem central nao encaixa em Farrel e isso nota-se no desconforto do actor ao longo de todo o filme, o que ja tinha sido notorio em Mr Banks, Farrel e um actor com limitações e ser bom e romantico nao se encaixa nele, e tudo parece forçado, ao seu lado Crowe esta-se a tornar num vilao tipico, e carismatico mas cai em demasiados tiques e Smith tem das apariçoes mais estranhas e sem sentido dos ultimos tempos

O melhor - Tentar adaptar este filme é um acto de coragem

O pior - Smith e o cabelo de Farrel e o filme ser sempre um objecto estranho



Avaliação - C-

No comments: