Sunday, February 09, 2014

Philomena

Se existe um tema que esteve na moda no presente ano, foi os filmes que se sustentam em factos reais, o que denota alguma falta de inspiração dos creativos de hollywood, contudo existe mesmo neste tipo de filmes alguns que chamam a atenção da critica e conseguem grandes avaliações um desses filmes em 2013 foi este Philomena que conseguiu com alguma surpresa se intrometer nas nomeaçoes para os Oscares, mesmo que em termos comerciais não estamos perante um filme na sua praia.
Sobre o filme podemos dizer fazer um filme sobre factos reais não impede que nos pontos que não são conhecidos não pode existir creatividade, e é nesse ponto que o filme tem todos os louvores, na capacidade criativa de nos seus dialogos fazer o filme ganhar uma dimensão em termos de comedia, e por outro lado consegue tambem neste ponto ganhar a sua dimensão mais seria em termos da forma facil com que faz diversas questoes actuais sobre os dogmas da religiao catolica e mesmo a fe religiosa. È por estes pontos que estamos perante um filme de grande qualidade, daqueles filmes que demonstram que por vezes mesmo em historias basicas de vida podemos ter originalidade e argumentos de primeiro nivel.
Mas a riqueza do filme não se centra so no seu ponto mais proponderante, pois em termos de interpretação intensidade e realização ele tambem consegue chamar a si muito do que se pode fazer com qualidade em Hollywood, e demonstrando que muitas vezes a simplicidade de algumas formulas podem fazer com que os filmes sejam tambem eles obras primas.
O lado mais negativo, ou melhor dizendo mais mediano do filme é mesmo o seu tradicionalismo excessivo em termos de formula, mas que no filme em questão e tendo em conta que o mesmo quer deixar todos os seus pontos mais valorizados no guiao parece-nos uma boa solução que em nada condiciona o desenvolvimento do filme.
A historia fala de um joprnalista egocentrico, que de forma a recuperar alguma fama inicia uma aventura com uma idosa, que procura o paradeiro de um filho que lhe foi retirado enquanto se encontrava num convento.
O argumento e a prova que muitas vezes ideias basicas e casos de vida comuns, podem dar experiencias cinematograficas de primeiro nivel quando bem escritas e aqui estamos particulamente perante o filme que mais constroi, ou mais virtudes tem perante uma ideia comum.
Frears e um realizador veterano, nunca foi um realizador de excessos de promenores nem aqui o é, na maior parte do tempo é um profissional metodico e deixa outros pontos do seu cinema brilhar e aqui isso acontece, deixa os actores e o argumento brilharem e ele brilha.
O cast e dominado pela excelente prestação de Dench, que tem o filme as costas, e consegue sempre potenciar a personagem muito mais do que ela vale, num exercicio de interpretação do maior nivel feminino que se pode observar, o filme permite tudo em termos de qualidade de uma das melhores interpretações de Dench e isso não e pouco.

O melhor - No meio de muitas coisas Dench

O pior  - Não e um filme vistoso pela sua ideia

Avaliação - B+

No comments: