Sunday, February 09, 2014

Diana

Quando foi anunciado este filme, o mundo do cinema ficou na expectativa se o filme conseguiria ter a dimensão da figura que retratava, pela força da personalidade, e pela proximidade desta para com as pessoas em todo o mundo. Dai que muitos ficaram surpresos quando as primeiras avaliações fossem tão negativos, inclusive para a interpretação de Naomi Watts, esse ponto acabou por se tornar bastante negativa para o filme principalmente em termos comericias onde não conseguiu quase nenhuma visibilidade nos EUA.
Sobre o filme podemos começar por dizer que foi um erro fazer um filme sobre Diana tão cedo, quando grande parte dos seus protagonistas ainda estão vivos e pior querer fazer uma especia de Biopic da personagem sem querem mostrar nenhuma das figuras da casa inglesa, so podia ser redutor, e este ponto condiciona o filme em toda a linha, tira-lhe força, profundidade e mais que isso torna-o por vezes uma comedia romantica de pessima qualidade.
Mas os maus pontos do filme não se ficam por aqui, querer fazer um filme deste tipo quando a personagem torna-se quase estupidificante com a falta de profundidade não permite nunca que Naomi Watts consiga a transformar noutra coisa, no final parece sempre estarmos mais proximos do minha madrasta e um ET do que propriamente de um biopic sobre uma das personagens mais amadas na historia moderna.
Ou seja um autentico despredicio de pontos, creditos, e muito mais, uma homenagem pequena que para muitos e intocavel, talvez o filme esteja certo e seja a personalidade e vida de Diana que não tenha tanto motivo de interesse mas a negação desse facto nunca deixaria que este filme pela sua falta de conteudo fosse amado principalmente pelos seguidores da Lady Di.
A historia fala dos ultimos dois anos da vida de Diana com particular destaque do relacionamento amoroso que mantem com um medico, que quer fugir da ribalta, chegando por fim ao final fatal que todos conhecemos.
O argumento e pobre principalmente na construção de todas as dimensoes de Diana, parece sempre alguem fora deste planeta, nunca parece natural, os seus dialogos, movimentações e contextos parece sempre mecanizados.
A realização tambem não e brilhante pese embora a proximidade fisica de Watts a Diana o filme nunca consegue ser mais que isso, nas imagens na dimensão e na força parece sempre mais uma comedia romantica do que propriamente um biopic para ser levado a serio.
O cast tem em Watts todo o peso, e pese embora o valor da actriz não esteja em causa tenho de concordar com todas as criticas falta espontaneadade que já vem do argumento falta rasgo, a actriz predende-se a dois ou tres tiques e nao sai deste ponto tendo uma prestação desastrosa num filme desastroso, a serenidade de Andrews nao salva o filme, porque ele não é sobre ele.

O melhor - A teoria presente.

O pior - Diana sem casa real não existe

Avaliação - D+

No comments: