Saturday, December 21, 2013

Don Jon

JOseph Gordon Levit tornou-se nos ultimos tempos um dos actores mais poderosos de holywood depois da fama enquanto jovem na serie 3 calhau, demorou alguns anos a tornar-se uma força na actuação, que conquistou no ultimo par de anos. para 2013 vinha mais um passo na sua carreira a sua estreia como argumentista e realizador. O resultado bastante positivo a varios niveis principalmente em termos criticos com avaliações positivas dos criticos longe e certo de ser candidato aos oscare o certo e que o actor conseguiu passar no sempre exigente teste. Contudo em termos comerciais as coisas ficaram longe do que de melhor o actor ja teve inclusive o ano passado o ano da sua total afirmação.
SObre o filme podemos dizer que a primeira experiencia como argumentista e realizador e extremamente satisfatoria em quase todos os niveis, desde logo porque consegue fazer um filme ligeiro e serio no seu conteudo pese embora pelo seu estilo nem sempre seja facil de observar esta sua vertente sobre um tema tabu mas sem duvida pretinente. E depois temos um filme que funciona sob comedia em todos os seus vectores, a realização e a execução do filme dão-lhe ritmo e tornam o filme numa experiencia agradavel bem disposta.
Claro é que pensamos que muitas vezes quando se faz a comedia pura no genero é dificil que a historia ganhe muita densidade e aqui pensamos que o filme poderia ir mais longe, não na mudança da personagem que a não o fazer declaradamente foge dos cliches tipicos deste tipo de filmes mas quem sabe poderia potenciar mais a relação central no filme que parece sempre secundaria quando o seu papel e fulcral.
Mesmo assim num ano até ao momento sem grandes titulos Don Jon consegue facilmente o seu espaço, devido a um estilo proprio actual, apetecivel que junta muitos ingredientes de sucesso, comedia, guerra dos sexos e alguma sexualidade pontos cada vez mais essenciais para fazer uma comedia resultar.
A historia fala de um jovem mulherengo fanatico por pornografia e ginasio que acaba por se interessar por uma jovem mais conservadora, o choque de culturas vai ocorrer e precisa que o jovem tente definir objectivos para a sua vida.
O argumento é bem montado principalmente em termos de objectivos morais do filme, poderia ter melhores dialogos principalmente porque as personagens sao bem montadas e poderiam dar mais neste vector do argumento pese embora este facto em termos de argumento o filme para alem de actual e original funciona bem.
A realização é surpreendentemente positiva num actor em estreia na realização nem sempre a experiencia ou falta dela acaba por ser por si so muito interessante mas Levit surpreende e muito pela positiva, consegue com que alguns tiques de comedia funcionem bem como a repetição e alguns truques que tornam o filme com mais graça do que realmente tem, um valor a nascer como realizador principalmente neste registo.
Em termos de cast uma boa escolha dos tres protagonistas Levit sai um pouco fora do seu habitual mas funciona como lider de qualquer comedia, aproxima-se do publico entra bem nos tiques que as suas personagens tem, ao seu lado Joahnsson a provar a razão de ter ganho a honra de ser a mulher mais sexy do mundo, quando o filme so necessita dessa sua vertente, Moore faz o balanço com uma das personagens mais ricas do filme, em que a sua experiencia controla as emoçoes do filme.

O melhor - A graça natural de uma realização bem interessante

O pior - Fica a sensação que em termos de dialogos o filme poderia ir mais alem.

Avaliação - B

No comments: