Saturday, December 28, 2013

Rush

Durante anos quando Ron Howard lançava um filmes todos esperavam um filme sentimentalista grande produção de pouco risco efectuado para a generalidade das pessoas, contudo com o passar dos anos e alguns amadorecimentos o realizador tem optado por levar ao cinema alguns dos maiores confrontos da nossa historia, depois de Frost Vs Nixon, este ano centrou-se numa das maiores disputas do mundo da formula 1 ou seja Hunt Vs Lauda. O resultado foi novamente muito positivo para o realizador principalmente em termos criticos onde captou boas avaliações que o colocou inclusive nas nomeações para os Globos de Ouro, em termos comerciais esteve longe dos melhores sucessos do realizador pese embora este ponto nunca fosse um dos seus objectivos.
Sobre o filme podemos dizer que é uma pequena joia, muitas vezes os filmes desportivos são vazios centrados no desporto em si, mas neste caso e numa historia real, não existe medo de arriscar na definição de personagens e é aqui que o filme ganha em toda a dimensão mais do que a luta entre dois desportistas o filme centra-se na luta entre duas personalidades que apesar de tudo mantiveram sempre respeito um pelo outro.
E se neste ponto o filme é extremamente coeso e maduro, na realização Howard tem um trabalho incrivel de um realismo cultural e numa definição estetica do filme extremamente proxima dos anos em que o filme ocorre, um trabalho de exigencia notavel que so um realizador de topo poderia dar com tanto realismo a construção dos carros e de tudo que existe à volta do circo da formula 1 e um trabalho unico e notavel.
O unico senao do filme é centrar-se num espaço muito curto nem sempre o espectador tem total noçao do tempo do filme, pen
samos que este aspecto aliado a creatividade demonstrada pelo realizador poderia ter mais impacto no crescimento de ambos como pilotos e mesmo apos a sequencia final do filme, as escritas finais não deveriam ser dispensadas como acabam por ser.
A historia fala da epoca de 1976 de formula 1 onde um grande confronto entre Lauda e Hunt, dois estilos, equipas diferentes irão definir o campeão do MUndo num ano cheio de acontecimentos deportivos e pessoais para ambos.
O argumento é bem escrito principalmente na definição das duas personagens centrais, no caracter personalidade e dialogo de ambas o filme é de primeirissimo nivel, pensamos que por outro lado não é um argumento de grande risco noutros aspectos complementares mas nunca precisa de o ser.
Em termos de realização Howard tem uma nota de merito num filme extremamente dificil o realizador arrisca, e faz um filme absulutamente deslumbrante neste particular, com movimento acção, e estetica, e principalmente uma criaçao temporal de primeiro nivel.
O cast demonstra bem a dualidade de personagens e se Hemsworth tem o papel mais facil, mais visivel, parece-nos tambem que não teria capacidade para mais, balança com todo o preenchimento de ecra de Bruhl a força total do filme, numa demonstração de capacidade interpretativa brilhante de um dos melhores actores europeus da actualidade o filme é dele e de Lara, não deixa espaço para mais ninguem, ao conseguir a nomeação para o oscar ela sera mais que justa pois e o grande vector do filme.

O melhor - Daniel Lauda.

O pior - Chris Hunt


Avaliação - B+

No comments: