Saturday, December 14, 2013

Mandela: A Long Walk to Freedom

Se qualquer filme que tivesse por base a biografia oficial de Nelson Mandela seria por si só um acontecimento unico, quando este filme é lançado mesmo no timming da sua morte o seu mediatismo é claramente diferente, para o bem e para o mal. E se em termos criticos as coisas nem sempre foram tão apetecidas, muito longe das melhores expectativas em termos comerciais apenas com o lançamento wide podermos ter alguma percepçao do que o filme vale ainda para mais apos a morte da pessoa em questão.
Sobre o filme podemos dizer que qualquer biopic sobre uma pessoa cuja vida foi tão rica, e nesse particular quase ninguem bate Mandela, tem que ser efectuado com muito cuidado, sendo um dos exercicios mais dificeis do cinema. Dai que quando Chadwick foi assumido como o timoneiro, muita gente ficou algo na duvida da sua capacidade. E depois de ver o filme é notorio que o filme fica muito aquem do que poderia ser feito. Desde logo porque a primeira hora e meia passa a uma velocidade vertiginosa na vida de Mandela e ficamos sem a sensação do seu real impacto antes da sua detençao, e quando isso ocorre é dificil ter noçao de tudo o que vem em seguida no seu todo, e neste ponto o filme perde muito do impacto que poderia vir a ter.
Posteriormente da entrada na cadeia, o filme ganha alguma intensidade força psicologica realismo, que apenas volta a ganhar quando Mandela regressa a liberdade ja que mesmo a sequencia da negociaçao nos parece muito pouco promenorizada demasiado feita em cima do joelho, o que torna o filme algo retalhado neste segmento.
E obvio que o filme ter promenores com grande detalhe e realismo, que o trabalho de casa no filme está todo la, mas num corte e costura necessario em tanta obra para ter como base nao me parece que o resultado final, ou o escolhido seja o mais interessante e o que da à personagem o filme que merecia, ficando inclusive muito longe do que com mais facilidade Eastwood fez em Invictus.
A historia fala de toda a trajectoria de Nelson Mandela desde que se forma em direito até se tornar presidente da republica depois de 27 anos de prisão, e de uma luta que definiu a sua historia.
O argumento e o maior problema do filme, quando um filme tem um campo de pesquisa tão elevado, a elaboração de um argumento de cinema tem que ser de mestre e neste caso não é, tenta andar sempre atras de algumas frases feitas de Mandela e perde a dimensão das personagens com excepção do proprio.
A realização tambem e demasiado tarefeira para um filme com tanto peso, so em pontos muito proprios temos detalhes interessantes de realização como a sequencia em que a personagem toma banho e tira o branco do cimento do seu corpo, mas como um todo esta muito longe do que poderia ser.
Em termos de cast Alda tem todas as capacidades interpretativas para o filme mas o trabalho de caracterização teve de ser demasiado intenso, e essa distancia fisica e clara, e acaba por condicionar alguma força de um papel dificil bem interpretado, mas que com melhor trabalho de caracterização seria bem mais forte.

O melhor - A vida de Mandela.

O pior - Com tanto campo de recolha nem sempre foi as opções melhores escolhidas

Avaliação - C+

No comments: