Saturday, December 14, 2013

Hours

Pode um filme pequeno pensado mais no mercado de aluguer do que no de cinema se tornar de um dia para o outro um dos filmes mais aguardados do ano. A razão é a pior de todas a morte do seu protagonista, bem mais famoso por outros filmes mas que uma carreira nem sempre brilhante conduziu a que por algumas vezes tivesse de apostar em filmes claramente menores como este. Para seu ultimo filme e quando em termos comerciais ainda se aguarda o real valor do filme que tera agora um lançamento bem mais mediatico em termos criticos as coisas nem correram mal para o filme com avaliações medianas o que nem sempre foi facil na carreira de Wlaker.
Sobre o filme podemos dizer que para o registo habitual de uma carreira nem sempre com grande brilhantismo temos um filme ligeiramente superior à media normalmente apresentada pelo actor, menos acção mais sentimento, mais luta contra si proprio, num filme em que esta quase sempre sozinho no ecra, o certo e que o filme tem alguns bons momentos principalmente emocionalmente, ja que em termos racionais nem sempre e um filme com as melhores opções.
Centrado no meio de uma catastrofe sem precedentes o facto do filme se centrar num espaço muito curto perde totalmente a noçao real do que ocorreu o que de si faz o filme perder alguma da dimensao que poderia ter e neste particular mesmo com as cintigencias fruto da historia do filme podemos pensar que o clima criado poderia ter sido bem mais forte e intenso e dar ao filme uma outra envolvencia.
Mesmo assim temos um filme facil, que se vê bem, emocionalmente forte, nem sempre com a intensidade ligada ao maximo, muito por culpa de escolhas de guião dificeis mas que acabam por se manter coerentes ate ao seu final, pena e que o final esteja longe daquilo que tambem emocionalmente poderia dar.
A historia fala de um pai que ve a sua esposa morrer no nascimento da sua filha prematura, no momento em que o hospital tem que ser evacuado este ve-se obrigado a ficar isolado de forma a manter o funcionamento das maquinas que dão vida à sua filha, numa guerra contra o tempo e a ocasião.
Em termos de argumento não estamos perante um filme de nivel 1 de holywood preso a demasiados cliches que são bem visiveis ao longo de toda a duração do filme este vai-se desenvolvendo com calma sem grandes rasgos de creatividade mas num registo certo.
Em termos de realizaçao a estreia de um argumentista nem sempre de sucesso de terror não é particularmente ambiciosa num contexto que lhe premitia mais, foi pelo minimo exigido, não condiciona o filme mas não o conduz para um patamar superior.
Por fim o cast totalmente liderado e conduzido pelo malogrado Walker, tem aqui uma das melhores intepretações da sua carreira mesmo sem grande brilho, numa carreira que nunca vincou grande qualidade, mas algum carisma fruto de algumas personagens.

O melhor - Ir pelo lado mais facil.

O pior - Apesar de tudo a personagem exigir mais que Walker


Avaliação - C

No comments: