Monday, February 25, 2013

The Last Stand


Desde que deixou o cargo de senador seria obvio que mais cedo ou mais tarde Schwarznegger regressasse ao cinema, principalmente a liderar filmes de acção pese embora a sua elevada idade o conceito e o carisma deixaram sempre uma legião de fãs, esperava era saber se o mesmo conseguia ainda estar na moda. Com este Last Stand demonstrou que se quiser a fama e o proveito de outras horas terá obviamente de alterar a formula, já que se criticamente as coisas foram medianas em termos comerciais demonstraram que o grande Arnold já pouco consegue imperar no que diz respeito à bilheteira norte americana.
The Last Stand é um filme típico de Arnold pela sua coragem forma física e mesmo frieza, contudo o actor esta diferente bem mais velho sem a destreza física de outros tempos e isso e bem evidente ao longo de todo o filme, o que faz com a historia tenha de ter mais humor para suavizar todas as limitações, e se a ideia até pode ser interessante bem como o facto de potenciar mais um numero de frases chavões ao protagonista o filme não tem um projecto narrativo interessante, caindo sempre no demasiado obvio.
Tambem em termos de humor e secundários o filme nem sempre funciona caindo no paralelismo de tudo bom ou tudo mau com algum exagero, o que faz com que o filme muitas vezes seja demasiado previsível e uma acção pura que consegue fazer o espectador se agarrar ao ecrã mas que provavelmente o deixe logo que o filme termine.
Tenho duvidas que estará aqui o melhor regresso do mito de acção já que o filme é demasiado básico e simples sem grandes efeitos, acaba por empatar com o seu inimigo Stallone que também falhou no seu bullet in the head, talvez seja bom pensar que liderança e assumir um filme terá de ser obviamente noutro moldes.
O filme fala de um sheriff de um pequena cidade de fronteira americana que ve chegar a mesma um grupo criminoso organizado que planeia a fuga de um dos maiores traficantes entretanto fugido da prisão, contudo aqui eles não esperam o confronto de uma pequena equipa liderada pelo sheriff da cidade.
O argumento é básico directo, típico de acção das ultimas décadas pouco atento ao pormenor mas sim a linha central do filme o que o torna quase sempre demasiado obvio sem espaço para grande complexidade nem em personagens e muito menos em diálogos pese embora permita algumas frase soltas ao protagonista.
Em termos de realização temos bons apontamentos num filme nem sempre fácil de dirigir devido as sequencias de acçao e algum sangue que o filme tem consigo, mesmo assim tem claros bons momentos principalmente na forma com que diferencia um tiro de uma morte, mas ainda existe pontos a trabalhar as sequencias de troca de tiros são quase sempre muito confusas.
Por fim o cast se Arnold esta igual a si mesmo com todas as deficiências que sempre foram evidentes em termos de interpretação, os secundários acabam por se perder num filme que nada exige destes Santoro ainda tenta encontrar um filme que o lance para uma carreira com mais qualidade e menos comercial, e Withaker depois de um oscar continua perdido em escolhas infelizes que provavelmente deveria repensar.

O melhor – Algumas frase carismáticas de Arnold.
O pior – A forma física do astro

Avaliação - C

No comments: