Saturday, February 02, 2013

Parker

Já se sabia que após o sucesso e o reconhecimento de Ray que Taylor Hackford teve dificuldades em saber o que filmar a seguir, depois de um western com Pesci e a sua esposa, surgiu rumores que iria dirigir um filme de acção com o actor mais omnipresente dos ultimos anos ou seja Jason Statham o unico ponto distinto trazia consigo Jennifer Lopez. O resultado bastante aquem do esperado para um realizador recentemente nomeado para um oscar, criticamente alguma indiferença perante o filme pese embora tendo em conta o filme em questão não foi um total desastre mas comercialmente muito longe do que Statham ja conseguiu rentabilizar noutro tipo de filmes.
Sobre o filme podemos começar por dizer que é incrivel o numero de filmes que o actor consegue entrar praticamente todos iguais, em ritmo, desenvolvimento mas acima de tudo em personagens. E praticamente impossivel conseguir diferenciar todos os filmes que Statham entrou nos ultimos anos com excepçao da loucura de Crank. Este filme é mais do mesmo, sem grandes alterações, previsivel, pouco intenso em termos de narrativa e mesmo em termos de acção parece sempre muito palido, num filme que reside essencialmente nestes pressupostos não podemos achar que o mesmo seja conseguido.
O problema do filme é o cansaço que ja reside em filmes semelhantes com as mesmas caras, é certo que o protagonista tem carisma mas a historia e o contexto é sempre o mesmo, e se isso até pode ser permitido num simples filme de estudio num filme de um realizador com creditos já mais estranho e dificil de aceitar porque a expectativa esta sempre em que o filme contenha pelo menos alguns ingredientes que o difrenciem de tudo o resto, que neste caso não tem.
Ou seja estamos perante um filme vazio, pouco espetacular quase não levamos conosco qualquer sequencia de ação particularmente interessante daqueles filmes que se espuma rapidamente na memoria de muitos outros filmes e que apenas conseguimos recordar se estivermos perante eles.
O filme fala de um ladrão que após o assalto com uma equipa não aceita ficar com o dinheiro da encomenda o que leva a que seja alvo de uma tentativa de assassinato salvo na beira da estrada por uma familia, acaba por se reabilitar e procurar a vingança com a ajuda de uma funcionaria de imobiliario.
O argumento é basico simples e previsivel, não se preocupa com dialogos ou mesmo com qualquer aspecto creativo quer ser um filme de acção simples e limitado, o que para um argumento está longe de ser um elogio.
A realização também ela e simples tendo em conta o que Hackford já nos deu estamos perante um parente muito pobre da sua carreira mesmo assim em determinados momentos tem bons pormenores de realização mas pontas soltas na totalidade do filme.
O cast tem Statham no seu papel habitual nada muda, alias as suas personagens na maior parte da sua carreira podia ser apenas uma, encaixa bem nele mas já cansa e muito, ao seu lado Lopez numa fase bem mais calma da carreira, podendo mesmo dizer que este tipo de papeis só surgiam no inicio da sua carreira, nos nossos dias penso que alguem com o conceito dela teria de ser mais rigorosa nas escolhas.

O melhor - Não arrisca.

O pior - Não petisca.

Avaliação - C-

No comments: