Friday, February 08, 2013

Stand Up Guys

Se estivessemos a falar de uma reunião de Arkin Pacino e Walken no melhor da carreira destes actores esteriamos obviamente de falar de um acontecimento cinematografico, contudo para alguns deles os anos passados principalmente os ultimos foram algo dolorosos e a reunião de três consagrados é efectuada numa comedia de segundo plano que em termos criticos quase é observada apenas com nostalgia e em termos comerciais o seu percurso e quase rudimentar.
Stand Up Guys é um misto de comedia com um filme de acção com muito sentimento à mistura, o filme varia rapidamente de formula na sua base é uma comedia centrada em dialogos profundos e situações mais ou menos irrisorias  com os seus personagens neste parametro nunca é um filme para nos levar à gargalhada mas algumas conversas principalmente com a introduçao de Arkin torna tudo mais interessante pese embora por vezes utilize cliches gastos e nem sempre muito funcionais.
Em termos de acção ao escolher veteranos o filme não consegue ter grande vigor, mesmo na perseguiao que tenta lançar ou mesmo no confronto final tudo parece em slow motion num filme simpático neste nivel mas longe de qualquer grande filme de acção. Em termos emocionais o filme pode cair num facilitismo bacoco mas dá o sentido da amizade e principalmente a dupla Pacino Walken funciona bem em simbiose dando uma força diferente ao filme.
Mesmo com estes pequenos valores e negações estamos perante um filme pequeno em quase todas as suas vertentes que permite uma hora e meia bem disposta mas sem grande profundidade ou densidade narrativa, faz passar bem o tempo, por vezes um pouco morta para uma comedia, o registo principal do filme, mas em alturas onde o risco pode ser enimigo fazer um filme simples e objectivo pode funcionar como redutor de risco e aqui claramente funciona.
O filme fala de dois amigos que se reencontram após um deles sair da cadeia por cumprir 28 anos por pena de homicidio, contudo este desconhece que quem ficou cá fora tem como missão o matar. Durante uma noite convivem e lembram como eram uma equipa de homens de mão no passado.
O argumento é simples com um plano bem definido previsivel e nem sempre do mais original, mas que se cimenta bem no seu plano circular e na forma como alguns dialogos são bem escritos principalmente os mais longos, que fazem as personagens principalmente as duas principais crescerem mesmo que não sejam prodigas do entusiasmo
Fisher Stevens assim como um actor secundario tipico tem um papel igual como realizador, silenciosos quase não se dá por ele não consegue elevar o filme, mas também não o danifica não tem perocupações esteticas limitando-se ao mais facil.
O cast tem espaço para os seus três protagonistas de forma diferente Walken dá-nos algo mais calmo e parado, que não encaixa no seu estilo enigmatico, parece o menos aproveitado de todos, mas ao mesmo tempo o que mais surpreende mesmo que nem sempre pelo melhor. Pacino é um bom actor nos ultimos tempos algo perdido mas neste filme dá-nos o seu tradicional, num papel a sua medida facil, mas que nos faz recordar o melhor Pacino claramente desgastado. Já Arkin o mais secundario mas aquele que nos ultimos anos tem apresentado melhor forma é o mais apagado, a sua personagem tem carisma mas pede pouco.

O melhor - A quimica Pacino Walken

O pior -Adormecer em determinadas partes para uma comedia.

Avaliação - C+

No comments: