Sunday, January 13, 2013

Won't Back Down

Quando se anunciou o lançamento deste filme que traria como assunto o sistema de ensino e reunia duas das melhores actrizes da actualidade esperou-se que teriamos aqui um filme serio que se debruçasse de forma clara sobre um assunto complicado e denso. COntudo logo apos as primeiras avaliações muito negativas para o filme, percebeu-se que talvez os corpos estranhos nos mesmos fossem as suas protagonistas, e que conduziu a que um filme se tornasse facilmente num rotundo floop comercial.
Won't Back Down não é um pessimo filme, nem muito mau, é um filme com defeciencias principalmente por se tornar quase uma telenovela, onde as personagens ou a maioria delas são demasiado boas e mesmo que custe tudo corre bem, a falta de realismo do filme ou mesmo a mensagem demasiado bem criada irrita um pouquito, mas dai ao filme ser massacrado por todo o lado penso que é no minimo exagerado.
É daqueles filmes bem intencionados dirigido naturalmente sem grandes balanços, um filme de reunião onde as ideias rapidamente tornam-se relações pessoais fortes, não me parece que um assunto como este necessitasse de um filme simples como este mas um filme mais forte mais denso, mais retorico necessitava de outro tipo de situação e aprofundamento que provavelmente seria dificil a um realizador que a unica coisa que tinha lançado foi uma inferliz adaptação para os nossos dias de bela e o monstro.
Ou seja temos um filme facil, simples que não consegue agradar ou prender o espectador pois rapidamente se torna demasiado monotono e previsivel, mas também me parece incapaz de desagradar por completo, o ano não ficara marcado por este filme, mas dificilmente tambem o fara negativamente.
A historia e facil uma mãe preocupada com a falta de desenvolvimento da sua filha reune-se com uma professora da sua escola para a remodelar, para criar uma nova escola que permita aos seus alunos um maximo aproveitamente, depois o normal questões burocraticas, e conseguirem o objecttivo.
O argumento é mediocre isso e verdade tem uma linha de inicio que posteriormente se desenvolve sem grandes dialogos nem com o movimento de grandes personagens é obvio e repetitivo, mas neste genero de filmes o mais simples e natural é mesmo que seja assim.
A realizaçao é basica como se de um telefilme se tratasse ja no primeiro filme Branz não tinha denotado grande ponto proprio e aqui ainda menos, é um filme simples e a realização é sempre a mais silenciosa.
No cast e observavel a qualidade como actriz de Gyllhenall e Davis, contudo e obvio que ambas valem bem mais do que este filme e aqui funcionam em piloto automatico, sem grandes rasgos riscos, mas e notorio que ambas tem mais qualidade que o filme, e acima de tudo do que este lhes pede.

O melhor - Não arriscar em demasia.

O pior - Demasiado visto noutros contextos

Avaliação - C

1 comment:

Jorge Teixeira said...

Boas, gostava de te convidar para a participação numa iniciativa, pelo que pedia-te um e-mail teu de contacto. Podes responder para o e-mail de contacto do Caminho Largo. Obrigado.

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo