Sunday, January 20, 2013

Django Unchained

Sempre que Tarantino anuncia o lançamento de um novo filme, que o mundo do cinema para expectante para perceber a loucura ou o estilo que ai vem, pois desde o momento que foi anunciado como uma western sobre a escravatura com um elenco recheado que o apetite ficou mais claro para o filme. Os resultados foram ainda mais brilhantes do que as melhores previsoes, a unanimidade critica lançou o filme para os premios onde conseguiu a nomeação mais importante o que tendo em conta a loucura e agressividade do realizador e um feito e comercialmente tornou-se facilmente no maior sucesso de Tarantino, e um dos big hits deste inicio de ano.
Sobre o filme podemos dizer que o filme entra facilmente na gama dos melhores filmes do ano, por tudo que esta implícito a si, e por ser ao mesmo tempo um filme diferente, original, com estilo próprio sem deixar de ser denso e moralmente forte, é daqueles filmes que nos prende ao ecra do inicio ao filme e torna um filme longo em algo que saimos com a sensação e tristeza do mesmo ja ter acabado.
O segredo do filme são as personagens qualquer cena do filme é uma autentica ode de dialogos impressionantes com um misto de um humor bem negro, com particularidade intensas de cada um que respira no filme sendo as diferenças e a igualdade sempre colocada em causa com um sorriso nos labios. Cada cena e um filme em si proprio cada cena vence facilmente a intensidade da anterior tornando tudo bem encaminhado para um climax do mais brilhante que foi projectado no cinema actual.
Existe muita gente que argumenta o excesso de agressividade no filme mas a forma como esta e demonstrada e a ligeireza faz parte do proprio estilo do filme que acaba por ganhar adeptos e nos chama a atençao ainda mais para tudo que o filme nos da e acima de tudo para aquilo que o filme quer que fique com os espectadores, e tudo isto com uma grande dose de estilo.
O filme da´nos a viagem de dois personagens um medico alemão que virou caçador de recompensas e um ex escravo a procura da libertação da mulher deste que se encontra presente na quinta de um estranho ser de nome Candie, depois o que ja conhecemos em Tarantimo, acção, situações impensaveis e muito sangue...frio.
O argumento é brilhante efectuar um filme de longa duração com um naipe incrivel de cenas bem escritas e dialogos para a posterioridade não é facil, mas o filme ser ainda como um todo uma historia completa, facil, directa mas original e creativa demonstra o porque de Tarantino não ser só um realizador de eleição mas também um argumentista de elite.
Na realização pormenores de nivel maximo, a realização tem cuho de autor o que podera ser discutivel face a forma como Tarantino faz os filmes, mas aqui penso que esta mais sobrio mais directo menos louco, para quem amou o anterior podera saber menos um pouco para quem gosta de algo mais unanime temos o filme ideal.
Mas é no cast que Tarantino da a oportunidade aos seus actores para ganharem o filme e o chamarem a si, Foxx, está poderoso em termos de carisma e estilo para o papel, tem o mais facil e menos vistoso do tridente, mas é ao mesmo tempo o que mais tempo passa em ecrã. Waltz mostra mais uma vez a equipa imparavel que ja tinha efectuado com Tarantino os primeiros momentos do filme são dele e só começa a perder brilho quando surge Di Caprio numa interpretação incrivel das melhores da sua carreira, que infelizmento foi subjogada pela academia injustamente, e poderosa, delirante e muito complicada e quando entre domina o filme.

O melhor - O estilo apurado de Tarantino.

O pior - Algumas personagens morrerem demasiado rápido.

Avaliação - A

No comments: