Monday, January 14, 2013

Silver Linings PLaybook

Aparentemente quando olhamos de forma natural para a historia deste filme e mesmo para o seu cartaz pensamos, ora bem estamos perante mais uma comedia romantica com o Bradley Cooper com teor comercial para amealhar mais uns dollares, e so estranhamos o porque deste filme ser realizado pela mesmo pessoa que há dois anos nos trouxe The Fighter. Contudo mal começaram as primeiras visualizações e a critica começou a idolaterar este pequeno filme que as atenções se viraram para ele e depois de sete nomeações principais para os oscares e com os holofotes da fama todos virados para si podemos perceber o que valera comercialmente.
Sobre o filme e depois do histerismo critico à sua volta o que podemos dizer, é que finalmente percebemos que até a critica tradicional americana deixou o gelo quebrar e se deixou levar por este encantador filme que funciona em todos os seus elementos e se torna sem duvida na comedia do ano. Primeiro porque é incrivelmente engraçado, não sendo uma comedia de humor facil consegue fazer ir. Contudo tambem e um drama dentro da loucura bem real das personagens observamos o limite da condição humana na forma como as personagens não conseguem encaixar uma nas outras. Esta conjugação torna aquilo que muitos pensavam ser um filme simples num dos melhores filmes do ultimo ano e sem duvida aquele que mais nos diverte nos leva para dentro do ecra e acima de tudo nos faz sair do cinema com a sensação que o cinem é mágico.
E obvio que os mais cepticos vão dizer que é na base uma comedia romantica igual a tantas outras, e a verdade é que o é, que a historia na sua forma basica e no seu segumento não é diferente mas é muito mais dificil fazer algo extraordinario do que ja estamos habituados do que surpreender de toda a forma com algo novo e inovador, e é aqui que Russem com uma historia recheada em que cada pormenor e parte do filme funciona quase perfeitamente que faz uma obra prima do cinema moderno.
Negativamente muito pouco temos de pensar bastante pare encontrar defeitos eles existem, talvez por não estender o filme, por não dar mais intensidade á aproximação do casal, mas mesmo assim tudo funciona e só pensamos nestes defeitos com esforço porque o prazer que o filme oferece ao espectador por si só é o exito do filme.
A historia fala de um ex professor que sai de uma clinica psiquiatrica, depois de ter espancado o amante da sua mulher e quer reconquista-la contudo os sintomas de loucura ainda são evidentes e passa a residir na sua familia, aqui conhece uma jovem viuva com tambem grandes problemas e iniciam uma relação de cooperação.
O argumento é o grande segredo do filme, a forma com que consegue de uma forma magistral criar personagens muito elaboradas interessantissimas e que encaixam perfeitamente umas nas outras com dialogos do mais alto nivel escrito em Hollywood faz com que o argumento seja um dos mais fortes sem ser dos mais originais na sua historia, demonstra que uma boa historia pode ser a forma com que adornamos uma ideia ja efectuada.
A realização de Russel é dinamica serve os propositos do filme, é suave é sensual, transmite a quimica das personagens ao centrar-se nos olhoes dos personagens ganha emoção, ganha força ganha quimica com o publico, mesmo sem ser vistosa é uma realização subtil artistica e inteligente empatica como poucos conseguiram ser, um pouco mais de risco podia estar presente, mesmo que que isto acabe por ser irrelevante face a intimidade que consegue criar.
O cast funciona na perfeição Lawrence é contudo a mais valia de todo o filme, casa sua cena e um espetaculo numa personagem que até podia ser facil mas que Lawrence cria numa das melhores personagens e mais bem interpretadas dos ultimos tempos, um misto de loucura, sensualidade e carisma incrivel para uma actriz tão jovem e tão dominante, o oscar acentaria perfeitamente e seria o premio para uma actriz que chegou a um nivel primeiro do que qualquer outra atriz. O lado surpreendente é Cooper um actor mediano, que aqui tem o papel de uma vida, numa construçao complicada, que encaixa perfeitamente numa criaçao fisica excepcional, suportados por Weaver e De Niro tambem a bom nivel principalmente o segundo de regresso aos bons papeis, e que juntos dão o suporte as personagens e a todo o filme.

O melhor - A beleza natural do filme, na sua simplicidade tem uma recheio esplendido.

O pior - a curta duração, saimos com a sensação que queremos seguir os personagens.

Avaliação - A-

No comments: