Saturday, January 12, 2013

Zero Dark Thirty

Quando duas grandes forças se unem, duas coisas podem sair uma autentica confirmação ou um desastre total, quando Bigelow logo após vencer o Oscar em Hurt Lucker anunciou que o seu proximo filme ia ser a recriação e desenvolvimento da descoberta e morte de Bin Laden as atenções de hollywood reverteram-se na totalidade para este projecto posto em prática em tempo record. Os resultados foram os melhores esperados, a unanimidade critica, tornou-o naturalmente num dos candidatos a bater na corrida aos oscares, embora a não presença da realizadora tenha tirado alguma força, e comercialmente na semana em que começa a estrear em Wide demonstra que mesmo num terreno menos favoravel o filme pode conseguir vencer.
Desde já devemos sublinhar a dificuldade deste filme, tentar recriar um acontecimento como a morte e o processo de descoberta de Bin Laden, tem a hipotese de o tornar num folclore pop sem conteudo ou rigoroso e minuioso ao ponde de tornar a historia credivel e crua. E Begelow sempre com a sua essencia e estado frio opta pela segunda e na minha opinião acerta por completo, porque consegue aqui um filme recheado, pensado ao pormenor, onde a minucia esta presente em cada segmento em cada episodio em que divide o filme, é certo que com tanto pormenor com tanta preocupação para bater certo o filme perde ritmo mas isso acaba por o tornar quase um documentário que poucos acontecimentos historicos podem-se gabar de ter.
A isto une-se um factor que nem sempre é facil quando a historia é tão celebre quanto esta, que é ter personagens, o filme pode-se considerar um filme de personagem, numa parte ficcionada espero eu para bem de algum rigor do top secret americano, domina o filme está presente é bem construida, não só nas suas virtudes mas outras que são colocadas de uma forma mais subtil e mesmo nisso o filme é bem efectuado porque nunca permite que uma parte esconda a outra.
Sabe-se o quanto é dificil juntar factos, ter uma historia e torna-la um filme preenchendo lacunas, mas poucos conseguiram um trabalho tão completo tão estudado, como este, pode não ser o melhor filme do ano, mas o mais minucioso e mais rigoroso, e com mais trabalho provavelmente foi, em termos de exigencia.
O unico senão o facto de cair em algum novelismo a mais na forma com que a personagem vivencia emocionalmente as situações ou como a historia na parte final acaba por ser sua, o excesso de protagonismo a determinada altura parece demasiado exagerado, mas é apenas um pormenor no meio de um filme, que poderia, digo eu, ser ainda um pouquinho mais cru.
A historia fala de todos os desenvolvimentos que conduziram primeiro à localização e posterior captura de Osama Bin Laden, desde o atentado de Nova Iorque até o ano de 2011, tudo é dado a conhecer.
O argumento pode não ser o argumento mais creativo, mas é na minha opinião um dos argumentos mais rigorosos e estudiosos que há memoria, não só nos factos, na forma como o preencher, no rigor de investigações, ainda com tempo para alguns dialogos com alguma profundidade mesmo que um filme de factos nem o precisasse e uma personagem central bem criada. Pela exigencia e coerencia e profundidade pode der um dos grandes candidatos ao oscar melhor argumento.
A realização de Bigelow e dificil pelos contextos onde o filme se desenrola numa primeira fase e depois na fase seguinte pela elaboração tactica e forma de filmar esta fase, pese embora me pareça longe do que conseguiu em Hurt Locker, parece por vezes exagerar um pouquito do satelite, Bigelow tem uma excelente realização, oferece realismo, utiliza tecnologias, demonstra conhecimento e diversas vertentes no mesmo filme, a nomeação não ficaria despida.
Em termos de cast o filme é dominado pela sua personagem central, uma mulher, que tem peso nas costas, Chastain é uma boa actriz, confesso que pese embora seja favorita neste papel a ganhar o galardão maximo do cinema, não é o meu papel preferido dela, talvez por alguma antipatia da personagem o certo é que não me parece um papel complicado exigente, oferece-lhe bons momentos e é preenchido por carisma, mas o nivel de exigencia não nos parece elevado. O resto não é posto à prova num filme que para alguns era mais disponibilidade fisica do que propriamente qualquer outra coisa.

O melhor - O rigor e a profundidade do filme.

O pior - O excesso de protagonismo da persoangem ao estar envolvida em tudo pode retirar algum realismo.

Avaliação - B+

No comments: