Wednesday, January 09, 2013

The Paperboy

Desde o sucesso aclamado de Precious que muitos esperavam com enorme expectativa o seguinte filme de Lee Daniels, quando foi anunciado o seu filme e acima de tudo a riqueza e suspresa do elenco começaram a aumentar ainda mais as expectativas em torno do novo filme de um autor que parou meio mundo com o seu filme anterior. contudo apos as primeiras apresentaçoes em festivais e avaliaçoes medianas ou mesmo negativas percebeu se que Daniels não iria cumprir aquilo que prometia e isso conduziu a uma estreia totalmente silenciosa do filme sem registo.
O problema de Paperboy é talvez as expectativas elevadas em torno de um realizador que surpreendeu e fez um filme completo anteriormente e aqui a historia e menor tem menos capacidade de se vincar por si propria, e menos sedutora, por outro lado e um guião e historia interessante bem escrita e realizado e caso a barreira não estivesse tao elevada poderia ter sido vista com outros olhos bem mais justos para o seu real valor.
O problema do filme e que muitos outros filmes falaram sobre assassinatos com suspense, falaram de psicopatas com mais primor, e mesmo na intriga policial e de seduçao existe uma panoplia de filmes mais eficazes e ao mesmo tempo mais vinculados, mas isso nao quer dizer que estamos perante um mau filme ou mesmo sem qualidade, é surpreendente é arriscado principalmente nas escolhas do cast e funciona principalmente na dinamica das personagens e montado e realizado da melhor forma possivel, mas isso possivelmente nao chegou.
Talvez nao devia ter nunca expectativas de galardoes o filme e demasiado pequeno e pouco denso para isso mas penso que mais reconhecimento de uma historia simples mas forte emocionalmente e acima de tudo na dureza de si proprio merecia mais destaque num cinema que precisa de filmes que arrisquem e aqui estamos perante um filme que não marca em nenhuma componente mas tambem nao deixa mal qualquer uma que se propoem.
O filme fala de dois jornalistas que se dirigem para uma pequena cidade do sul dos EUA para investigarem um homicida e possivelmente a sua inocencia aos poucos começam a conhecer a pequena ligação que este tem o que torna a relação entre estes mais tensa do que esperavam.
O argumento mesmo sem ser um prodigo de originalidade é eficar e funcional, ou seja mesmo não tendo uma historia de base que vença por si propria consegue torna-la funcional, madura e interessante com uma boa construçao de personagens e dialogos.
Em termos de realizaçao daniels da um estilo proprio ao filme, pese embora discutivel o bom gosto o filme tem cunho de autor e algum ponto artisitico fica longo do que conseguiu neste termo em precious mas nota-se risco e apuramento estetico.
Em termos de cast o filme arrisca, e se nos parece que Kidman domina o ecra como ja nao o fazia desde To Die For, parece-nos que tambem Cusack tem um dos melhores papeis seus dos ultimos anos e Efron pela primeira vez consegue demonstrar um pouco mais do que uma cara bonita e icon adolescente, mesmo assim com excepçao de Kidman nenhum torna-se totalmente eficaz.

O melhor - Ser competente no que se propoem.

O pior - Ficar muito longe de Precious em alcance.

Avaliação - B-

No comments: