Saturday, January 26, 2013

Hitchcock

Muitos se perguntam como é que passado diversos anos da morte do cineasta ainda não tinha existido um biopic sério sobre ele pese embora fosse conhecido o seu fascinio e personalidade distinta. Pois bem aqui surgiu um filme que não podemos considerar um biopic mas sim o relato da sua produçao de Psico talvez o seu filme mais conceituado. Os resultados do filme talvez não deram a luminusidade que o objectivo merecia, em termos comerciais ao ser distribuido em limitado não conseguiu grandes resultados e tembém em termos os criticos uma passagem que parecia positiva tornou-se mediana, onde os maiores valores acabaram por ir para a interpretação principalmente de Mirren.
Desde logo podemos dizer que o filme é pequeno demais em alcance e ambição para aquilo que a vida do cineasta merecia, talvez se debruce sobre a sua maior vitoria ou sobre o episodio que necessitou de mais de si, mas ao mesmo tempo o filme surge ja com as personagens feitas, e demora até ao espectador as reconhecer como tal perguntar-se diversos porquê que no filme são dados já adquiridos.
O segundo ponto em que o filme tem alguns problemas é no seu ritmo demasiado pausado, por vezes até determinado suave, mesmo quando as personagens estão num limite de exaustão o filme é sempre demasiado ao sabor da onda, o que se por um lado o torna facil e rápido por outro lado nunca lhe dá a intensidade emocional de um grande filme, o que condiciona sempre o seu alcance.
Ou seja estamos perante um filme simpatico bem filmado, direto ao ponto que contudo perde muito no facto de não ser mais que um episodio simples, directo da vida e de escolhas iguais a tantas outras com a curiosidade de entrar dentro da produçao de um filme e neste caso com detalhe, ou seja um filme interessante mas que nunca consegue ser mais que isto.
A historia fala-nos da dificuldade de Alfred Hitchcock filmar psico e a sua dedicação pessoal a tal filme, com investimento proprio, num momento conturbado da sua relação com a mulher da sua vida, o filme é nada mais nada menos do que o relato da sua maior vitoria e não so profissional.
O argumento e factual, pelo menos assim parece caracteriza bem a excentricidade da persoagem principal mas perde por começar já com a acção em desenvolvimento, o que causa que algumas personagem surjam demasiado envolvidas no filme sem nós nunca percebermos bem o que são. A escolha por um filme leve vem da propria historia é discutivel mas acaba por ser funcional.
A realização é simples sem grandes estrategias ou preocupações esteticas, filme o cineasta como nós o vemos com carisma e com planos longos, não é algo para a memoria mas demonstra profissionalismo e algum sentido de camara a um realizador em inicio de carreira no seu maior projecto.
O cast tem um Hopkins que encaixa perfeitamente fisicamente na personagem e depois é o mais facil, tem um papel competente nem sempre facil, mas que acaba tendo em conta hopkins por ser a tarefa mais facil depois da caracterização. Mirren tem um papel mais simpatico, interessante mas ao mesmo tempo sem um grau de dificuldade interessante o que parece justo a sua ausencia dos oscares face ao naipe de boas interpretações que tivemos este ano, nos secundarios presenças notorias mas pouco destacada.

O melhor - O inicio e o final, o toque diferenciador do filme.

O pior - Entrar como se todos já soubessemos tudo sobre as personagens

Avaliação - C+

No comments: