Saturday, March 12, 2011

Rangoi


Starring: Johnny Depp, Isla Fisher, Abigail Breslin, Ned Beatty, Alfred Molina
Directed by: Gore Verbinski


E estranho olhar para alguem sempre habituado a fazer filmes de carne e osso, e de repente surge nos um filme de animaçao particular, ainda para mais quando coloca de lado entre outras coisas o 3d, ou seja que argumentos teria etse filme para triunfar num terreno comercial onde a exigencia e maxima. Ora bem a aposta centrou-se na figura de Depp como voz da personagem que da nome ao filme e depois num registo nunca antes trabalhado. Os resultados nao podiam ser melhor com crticas e bilheteira do melhor neste inicio de ano, sem comparaçao com qualquer outro titulo que ja teve luz neste inicio contorbado de ano.
Rango e mais do que um filme de animaçao e um filme completamente diferente na sua origem na sua forma de fazer uma animaçao que pese embora seja quase sempre adulta, por vezes torna-se bem proxima dos mais pequenos. A creatividade de tentarem efectuar um western spaghetti com todos os condimentos num filme com animais peculiares torna se assim um grande trunfo do filme, que nao se preocupa em colocar personagens esticamente bonitas nem precisa delas para fazer o filme resultar junto de crianças e graudos.
Tambem em temos humoristicos tem bons momentos e acima de tudo num registo de humor que nem sempre e esperado, ou seja o filme muitas vezes consegue surpreender ainda mais do que a sua formula ja o faz, e torna tudo mais vivo, numa agradavel surpresa, tornando-se num dos melhores filmes deste inicio de ano pela envolvencia e carisma que consegue trazer.
A historia fala de um lagarto que se ve preso no deserto, momento em que chega a uma pequena colonia de outros animais neste meio, onde a agua escassa e a luta pela sobrevivenca nao e propriamente facil, Aqui todos os ingredientes de um filme western, amizades, duelos, combates, viloes, e luta.
O argumento e a mais valia do filme ao conseguir incutir num filme de animaçao quase tudo que e necessario para um filme Spaghetti, As personagens sao interessantes e acima de tudo bem caracterizadas. Em termos de moral talvez esta seja algo politica de mais e distante do publico obvio no caso concretos os mais pequenos, mesmo assim para os adultos para alem de interessante e actual. Tambem em termos de humor o filme acaba por conseguir os seus objectivos.
Em termos produtivos temos de salientar o excelente trabalho do realizador numa quase estreia no genero, com uma produçao ao mais alto nivel de animaçao, contudo perde por vezes em dar alguma noçao de realismo principalmente na dificuldade que existe em perceber que tipos de animais sao alguns dos personagens
Em termos de vozes e uma vez que apenas acedi a versao portuguesa onde o trabalho e sempre menos facil de aperciar nao farei qualquer comentario.

O melhor - A ideia do western dentro da animaçao

O pior - Um pouco confuso na parte para crianças para adultos

Avaliação - B

No comments: