Tuesday, March 15, 2011

Just Go With It


Adam Sandler ha cerca de dez anos que conseguiu se impor como uma das maiores referências em termos do humor norte americano, nao so quando protagoniza os seus filmes mas tambem a lançar outros humoristas de menor renome. Contudo os resultados sao distintos quer seja ele quer seja os outros. PAra este ano para alem de todos os ingredientes habituais surge a pareceria com outra das figuras mais conceituadas em termos de comedia romantica, ou seja Jennifer Aniston. Os resultados encontrados pelo filme foram duais, se em termos criticos as coisas correram mal, com criticas muito pesadas e negativas para o filme, ja em termos comerciais as coisas foram mais normalizadas, com resultados minimamente positivos que o situa num dos filmes mais rentaveis deste inicio de ano.

E sabido que Sandler nem sempre faz filmes muito coesos ou ricos na totalidade da sua dimensao, ainda mais quando por vezes tenta ser satirico em pequenas coisas, contudo neste filme o desastre e total em todos os pontos, e ate mesmo na critica a cirurgia plastica em principio o objectivo mais facil do filme, consegue ter graça nas sequencias que cria.

O grande problema do filme e a falta de qualquer tipo de aproximaçao à realidade, ou seja parece sempre um queijo suiço nos momentos fundamentais de todo o filme, desde logo na relação central do filme, de imediato passamos de uma apresentaçao a uma relaçao platonica, e mesmo em todas as outras acaba por cair no mesmo registo

Tambem em termos de humor tudo e extremamente mal trabalhado, ou seja as piadas são pouco construidas quase sempre ja utilizadas em diversos filmes anteriores de Sandler, mesmo em termos de personagens nao me recordo de uma pobreza e de um exagero irritante nos filmes anteriores de Sandler que ultimamente vao se degradando demonstrando uma clara crise creactiva do realizador.

O filme fala de um cirurgiao plastico que para facilitar o seu relacionamento com mulheres finge ser casado e vitima de violencia por parte da sua parceira, contudo um dia apaixona se a serio, e neste momento a sua mentira toma conta da sua realidade, ate que nessa altura se aproxima da sua assistente, que finge na sua historia ser a sua ex mulher.

O argumento e das narrativas com mais buracos em termos de comedia dos ultimos tempos, mesmo nao sendo um genero exigente em termos de coesao existe limites minimos que um filme que quer alguma dimesao deve adoptar, e neste caso nao consegue tudo parece remendado no proprio filme, com personagens criadas num exagero irritante e situações que quase nunca conseguem ser engraçadas.

A realizaçao e o habitual, alguns truques de camara para fazer funcionar uma ou outra situação tipica do cinema de Sandler, e pouco mais, apartir do momento em que começa a funcionar no Havai as personagens ficam para segundo plano em deterimento da maravilha turistica de resorts daquele centro de ferias

Em termos de cast, Sandler e Aniston estao nas suas personagens naturais, se no primeiro a determinada altura pensamos que poderia entrar num registo diferente e funcionar, a algum tempo que para nos e principalmente para ele essa ideia foi abandonada, para pena da sua carreira. Aniston nunca foi diferente e talvez nunca arriscara. Mas o completo desastre esta na presença de uma vencedora e este ano nomeada para o Oscar Kidman, para se ganhar credibilidade em Hollywood a presença em filmes deste genero nada de bom tras, ainda pior se nos dao uma das persoangens mais irritantes e vazias que ha memoria em termos de comedia.


O melhor - O british da pequena protagonista


O pior - A falta de humor e graça de todo o filme


Avaliação - D

No comments: