Saturday, March 12, 2011

Country Strong


Starring: Gwyneth Paltrow, Tim McGraw, Garrett Hedlund, Leighton Meester, Marshall Chapman
Directed by: Shana Feste


No final do ano passado surgiu um pequeno filme sobre Coutry Music que por momentos chamou a si a atençao, principalmente por trazer outra dimensao de actores com algum conceito como Paltrow e chamar atençao para os dotes vocais destes. Pese embora ambicionasse nomeaçoes, o certo e que nada conseguiu para alem da musica, apesar de valorizaçoes medianas. A estreina na primeira semana do ano, nao conseguiu implsionar o filme para uma boa carreira comercial, ficando longe do sucesso.
O primeiro ponto que necessitamos de avaliar no filme e a sua produçao e realizaçao ou seja para um filme que ambiciona estar na corrida por alguma coisa efectuar uma produçao em registo telefilme nao permite certamente que o filme tenha o alcance necessario, o que acontece para este filme.
Depois a nivel de narrativa, ao tentar entrar dentro do mundo da musica e dos bastidores da-nos pouco mais do que aquilo que imaginamos ou seja perde sempre demasiado pelo excesso de esteriotipo de determinadas situaçoes, contudo salva alguns momentos com os bons momentos musicais que poe de lado alguma falta de dimensao das persoangens sempre demasiado sombrias a esconder aquilo que pensam que realmente sao.
Nao e daqueles filmes que conseguem seduzir o espectador, mesmo com a dimensao romantica que a determinados momentos parece querer arrancar, contudo mesmo nesses pontos nunca consegue concretizar mais do que pequenos momentos.
O filme fala de tres cantores country e um manager numa tour, onde as relaçoes pessoais e as dificuldades das mesmas muitas vezes ultrapassam os limites de cada um tendo o palco como a forma mais facil de comunicar.
O argumento e demasiado parado e sem grande creactividade, a forma como passa do musical ao tragico tambem nao nos parece muito bem semeado ao longo de toda a narrativa que perde acima de tudo por nao conseguir que as personagens se apresentem ao espectador.
A realizaçao do filme e dos pontos menos trabalhados de toda a obra, principalmente porque quer lhe dar o caracter de telefilme que e tudo menos esteticamente bem produzido, ou seja muitas vezes parece impossivel ver actores tao conhecidos numa filmagem tao amadora.
Em termos de cast parece nos desde logo importante realçar a forma musical de todos os protagonistas, pondo em segundo plano as personagens ou interpretaçoes de cada um, mesmo assim o filme e creado para Paltrow demonstrar os padroes que lhe valeram o oscar, contudo nao me parece, como nunca pareceu que seja um actriz de eleiçao

O melhor - A voz dos actores

O pior - A realizaçao

Avaliação - C

No comments: