Monday, March 28, 2011

Mars Needs Moms





Pouca gente percebe quando a critica chega a um filme de animação, e isso tem a ver com o facto das expectativas neste tipo de filmes nao ser elevado, pelo facto do seu publico alvo ser tão simples como puras crianças. Contudo com o passar do tempo e com o aumento do numero de filmes do genero a exigencia tem vindo a aumentar. Dai que foi com surpresa que o primeiro avançao da dyney para este acto tenha resultado num rotundo falhanço a todos os niveis, desde logo critico com valorizações perdominantemente negativas, mas o mais surpreendente foi mesmo o desastre comercial, que o torna quase sem qualquer discussao num dos maiores floops de animaçao que ha registo.

O facto de numa era do 3d este filme nao ter adoptado este tipo de registo pode explicar em parcela algum do mau resultado do filme, contudo isso nao chega, efectuar um filme sobre extra terrestres num terrenos que ja foi explorado diversas vezes na animaçao tb nao demonstra muita capacidade de o filme se alinhar para algum momento, e a creatividade tb acaba por ser peça adjacente a todo o filme

Contudo o pior do filme e mesmo a falta de graça natural ou seja nem as personagens nem a historia tentam ser engraçadas ou proxima das crianças as tentativas de humor saem quase sempre por pano furado e o filme ressentesse em larga escala disso, que conduz a que determinada fase do filme a unica coisa que se espera e que o filme nao dure muito mais.

Em animaçao com tantas deficiencias e dificil o filme por si so agradar a quem quer que seja principalmente porque a historia nao e creativa, nao e proxima dos espectadores e dificilmente tem piada, ou seja demasiados contratempos para um filme deste genero.

A historia e simples marte, o planeta precisa de apreender a educar, como tal nada melhor do que vir buscar uma mae do nosso planeta para ser o molde para tudo o resto, esquecem se e que o filho nao desiste assim e parte numa aventura inter galatica de forma a resgatar a mae da posse dos extra terrentres.

O argumento pese embora nao seja muito deficitario em termos de coerencia interna, perde alguns pontos na forma como e criada toda a narrativa e na falta de originalidade da mesma, mesmo as personagens podiam e deviam ser mais condimentadas, mas o grande problema e mesmo a falta de piada natural do proprio filme

Em termos produtivos a opçao por deixar de fora a tres dimensoes, acaba por se tornar por si so um obstaculo que o filme nao consegue ultrapassar, nunca e um filme vistoso do ponto de vista tecnico e muito menos em termos esteticos onde por vezes e demasiado primario.

O cast de vozes nao e exigente, apenas tres personagens ou quatro acabam por ter voz, o que facilita a boa interaçao entre elas, mas mesmo neste particular nada que mereça qualquer tipo de destaque.


O melhor - O simplismo inicial da formula


O pior - A falta de graça propria do filme


Avaliação - C-

No comments: