Wednesday, March 16, 2011

Drive Angry





E sabido que Nicholas Cage ultimamente tem passado por diversas crises de ordem financeira o que leva a que não consiga recusar qualquer papel que lhe é entregue. COntudo este inicio de ano tem sido completamente deprimente para um actor que em meados da ultima decada foi das figuras mais fortes do cinema contemporaneo. Inicialmente com o pessimo Season of Witch, e agora com este Drive Angry, que pese embora não tenha sido o desastre critico do primeiro, tornou num dos maiores floops da historia com resultados humilhantes de bilheteira, desaparecendo em uma questão de semanas dos cinemas norte americanos.

Drive Angry tem um unico ponto positivo a seu favor, ou seja tem estilo proprio de um tipico filme de serie B quase satirico perante os grandes filmes de acçao embora surja a duvida se as pessoas que realmente estavam a fazer o filme tinham noçao disso, ou aquilo era realmente a ideia que quem estava a fazer um filme com seriedade.

Drive Angry e daqueles filmes que por vezes pensamos que podia bem entrar no que chamamos Grindhouse, principalmente pelo argumento ja que a forma de ser realizado em 3d desmancha por completo qualquer tentativa de se aproximar do genero.

De interesse muito pouco a nao ser uma sequencia sem fim de imagens violentas, de personagens soltas completamente desinteressantes e acima de tudo com o unico objectivo de oferecer sequencias de violencia intercaladas com perseguiçoes de baixo nivel.

o filme fala de um vingador que tenta se vingar da morte da sua filha as maos de um grupo satanico, a isto junta se uma figura mais proxima do diabo, que poucos ou quase ninguem consegue perceber o seu real efeito na historia.

O argumento pode ser visto de duas formas, se o objectivo era homenagear a serie B tipica do cinema norte americano entao a aposta foi conseguida, se era tentar efectuar uma obra de raiz, a ausencia de persoangens com multi dimensao e principalmente a escassez de dialogo e fluidez narrativa, fazem com que o filme nao consiga mais que isto.

A realizaçao em 3d ganha por ser algo original na forma com que utiliza esta ferramenta, com alteraçoes ao comum padrao deste tipo de cinema, nem sempre e bem filmada mas por vezes isto oferece algum estilo proprio a um filme que nao poderia ganhar por outros pontos.

Nicholas Cage esta talvez no pior momento da sua carreira, sem animo e entusiasmo nas suas personagens, mesmo quando elas conseguem ter algum carisma, neste caso nao tinha forma de evoluir pois a personagem e tao basica que nem dialogos lhe consegue dar. Flitchner entra numa dimensao proxima da que adoptou em Prison Break e Heard encontra se ligada ao filme exclusivamente pela sua aparencia fisica.


O melhor - O mini grindhouse de algumas partes do filme


O pior - Penso que isso nao seria o objectivo do filme


Avaliação - C-

No comments: