Sunday, September 03, 2006


Step Up

Starring:
Channing Tatum, Jenna Dewan, Rachel Griffiths, Mario , Drew Sidora
Directed by:
Anne Fletcher

Talves estejamos perante uma das maiores surpresas da bilheteira norte americana, ja que se tratava num teen drama de pequenas dimensões, baseado num dança comigo contemporaneo, sem grandes estrelas. O que é certo e que o filme conseguiu surpreendentes resultados de bilheteira tendo passado incliusive para segundo plano filmes como World Trade Center. E se a surpresa já esta instalada depois destas informações ainda de instala mais depois de ver o filme. Ja que este é extremamente desinteressante quase sem enredo, com linhas narrativas desconexas, com personagens mal caranterizadas, centrando todos os pontos positivos nas interessantes coreografias representadas pelos protagonistas.
O filme e uma mistura de 8 Mile e dança comigo, com a diferença que o Drama por diversas vezes se tranforma na mais puta comedia juvenil tipica da geração MTV, tendo imensas dificuldades em se caracterizar. Contudo falha nestes dois segmentos, ja que e demasiado linear para se assumir como drama, mas também demasiado sem piada para ser comedia, temos um dos filmes mais soltos e mais pegados a outros filmes do ano, onde o argumento por vezes parece uma miragem, que so a espaços parece estar la.
De referir desde ja todo o sucesso que o filme obteve teve desde logo a ajuda de uma geração marcada pelo hip hop onde os passos são seguidos pela maioria dos jovens, o publico alvo do filme. Contudo a nivel do filme em si, o filme é fraco desinteressante e por vezes sem sentido, cheio de facilitismos narrativos, optando sempre ou pelo caminho mais facil ou entao por atalhos que ninguem consegue perceber.
A realização e conseguida principalmente nos momentos de dança, oferecendo bons momentos de realização
O cast também nos parece longe do ideal, parecendo ter sido decisivo o valor como dançarino dos actores em deterimento da sua qualidade interpretativa e isso e incrivelmente notorio na dupla de protagonistas.
Enfim um sucesso inexplicavel, e que se pode explicar pelas ferias escolares dos jovens dos estados unidos

O melhor - Os momentos de dança que o filme demosntra coreografias originais e bem efectuadas

O pior - A originalidade e o positivo do filme nao ser mais do que esses momentos, sendo tudo o resto demasiado fraco e irrelevante para ser referido

Avaliaçao - D+

No comments: