Saturday, September 16, 2006


The Night Listener

Starring:
Robin Williams, Toni Collette, Sandra Oh, Rory Culkin, Joe Morton
Produced by:
Michael Hogan (III), Michael Hogan, Jonathan Sehring

Nos ultimos anos a carreira de Robin Williams sofreu de um desvio para um precurso paralelo, algo incognito e obscuro, contrapondo as comedias familiares que lhe deram fama com thrillers algo psicoticos, de pequenas dimensões carregados de muito misterio e argumentos algo estranhos mas na sua essencia interessantes como "One hour photo" e " Final Cut" em ambos ficamos com a ideia de que o pressuposto e muito bom, mas o filme acaba por nao ser lá grande coisa. Neste filme a historia quase que se volta a repetir, e digo quase por que o resultado final e bem melhor do que os anteriores.
O pressuposto do filme acenta num programa de radio onde um escritor famoso retira historias de casos realis ligando-se emocionalmente a estes, contudo um dos ultimos casos, refere-se a um menor que foi violado quando pequeno, acabando por ser contaminado com o Hiv, com as diversas conversas com a suamae, começa uma serie de duvidas relativamente a historia, sendo o filme um busca da verdade.
O pressuposto do filme e mesmo os caminhos que vai adoptando acabam por ser bem efectuados, perdendo claramente no facto de muito cedo lançar a duvida no espectador, perdendo o aspecto revelação surpresa que muito bem constuma resultar neste tipo de titulos. Para alem disso, mesmo tendo em conta a curta duração do filme, o filme movimenta-se a um ritmo pausado, sendo que nos parece que o filme poderia ser mais aprofundado ja que é evidente a existencia de materia narrativa para o fazer um filme bem mais completo e emotivo do que este.
Mesmo assim num ano francamente fraco nos thrilles de suspense, parece-nos que o filme merecia uma aposta mais seria da Miramax, do que a simples exibição minima nos EUA.
O argumento do filme assenta num bom pressuposto, contudo parece-no que mesmo estando bem contruido poderia ser muito mais bem efectuado, já que o pressuposto e engraçado. Contudo por vezes cai em situações com muita falta de realismo, e acima de tudo em buracos narrativos tapados a pressão.
a realização obscura, acaba por se enquadrar bem dentro da toada da narrativa, com jogos de luzes interessantes que carregam ainda mais misterio uma intriga ja de si com esse teor.
Por fim o cast, volto a afirmar que penso que Williams, ta longe de ser adequado para este tipo de filmes, ja que as suas personagens tendem a adquirir uma passividade irritante, mesmo quando a personagem exige mais vivacidade, demontrando claramente estar fora do seu genero. Contudo Collette, tem o papel e o desempenho mais forte do filme, ainda que por vezes com tiques demasiado irritentes, o certo e que ja vi nomeações para oscar de melhor actriz secundaria por muito menos, contudo as esperanças a este nivel serão quase nulas ja que nos parece que a falta de dimensão do filme, e o timming de estreia nao o irao permitir.
Enfim um filme que mesmo longe de ser brilhante, acaba por ter aspectos interessantes o que começa a nao ser tao comum em thrilles cada vez mais caidos para o paranormal.

O melhor - O fio narrativo do filme.

O pior - E que devia por vezes parar em alguns pontos e acima de tudo explorar mais determinados momentos do filme

Avaliação - B-

No comments: