Sunday, September 10, 2006


World Trade Center

Starring:
Nicolas Cage, Michael Pena, Maggie Gyllenhaal, Maria Bello, Stephen Dorff
Directed by:
Oliver Stone

Se houve filme que este ano criou uma imensa expectativa foi este aguardado World Trade Center. Por diversos motivos, primeiro porque era a primeira grande produção que abordava a queda das torres, depois porque a frente do leme tinha um dos realizadores mais polemicos de Hollywood, e depois porque serviria como um barometro a capacidade de os americanos abordarem esse assunto.
Desde logo referir que o filme foi muito bem aceite pelos criticos, e por sua vez teve mais dificuldade em chamar os espectadores que so aos poucos foram aderindo a um filme mediaticamente emotivo para todos os americanos.
O filme e carregado de simbolismo e sentimentalismo, priveligiando estes aspectos a um cinema de acção puro, ou mesmo a espectacularidade de imagens, Stone prefere se sentrar na esperança e na emoção das suas personagens e no sacrificio daqueles que tão fortemente tentaram lutar pelas suas vidas. E se este aspecto valoriza um caracter mais ideologico do filme por outro lado perde um pouco de espetacularidade e acima de tudo o aspecto visual do filme, por vezes demasiado descuidade, entrando por vezes numa monotonia.
Confesso que esperava mais acção, mais realismo e mais coração, esperava mais cabeça e menos emoção, principalmente porque Stone é conhecido pelo realismo, nao por um romantismo extremo em que se torna este filme, capaz de abalar uma pedra.
O filme passa-se quase na sua totalidade debaixo das ruinas do World trade center, onde dois bombeiros lutam pela sobrevivencia com uma sofrida troca de palavras, enquanto os seus familiares entram em desespero perante tamanha incerteza. E neste ponto o filme e quase perfeito, na facilidade com que as personagens se relacionam emocionalmente na forma como o sofrimento e transmitido para o espectador. Falha no meu ponto de vista pela falta de movimento pelo facto de muito pouco se avançar narrativamente nas quase duas horas de filme, pelo facto de ser demasiado solto, e as personagens dificilmente se conseguirem contextualizar temporalmente. Mas talvez seja mesmo isso o objectivo do filme, fazer uma analise romantica e sentimentalista ao acontecimento, como se de uma poesia se tratasse, passando para segundo plano um relato do acontecimento ou um filme que abordace o incidente de uma forma mais generalista. E neste aspecto o argumento falha, ja que parece que o facto de uma historia real que se passou a 11 de setembro acaba no final de tudo por ser acessorio, ja que muitos destes casos ja devem ter passado em outro tipo de circunstancias, sem que isso diminua o grau de heroismo e esperança dos intrevenientes. Parece-nos que podia ser dado mais relevo ao acontecimento em si, principalmente se tivermos em conta o titulo do filme.
A realização e muito bem conseguida principalmente na forma como focaliza as expressoes faciais das personagens, já que relativamente ao incidente, que poderia proporcionar momentos de realização mais espetaculares, Stone opta por escondelos debaixo do sentimentalismo do filme.
Por fim quanto ao cast, este parece-nos bem conseguido conduzindo por um Cage de primeira, dificil de encontrar este ano, secundarizado por uma serie de actores que apesar de nao assumirem grande mediatismo sao conhecidos pela forma eficaz com que intrepretam as suas personagens, fazendo o mesmo neste filme.
Enfim uma homenagem sentimental aos herois do 11 de Setembro e quem sabe o abrir de um portal sobre um tema que na minha opiniao ainda muitos titulos ira criar, e quem sabe alguns mais criados com a cabeça, sem nunca desprezar o coração

O melhor - A forma facil com que o filme vai transmitindo sensações e emocoes.

O Pior - O facto de nos fazer pensar que ainda nao e possivel fazer um obra racional sobre o incidente

Avaliaçaõ - B-

No comments: