Thursday, September 21, 2006

The wind that shake the barley - Brisa de Mudança

Starring:
Cillian Murphy, Liam Cunningham, Padraic Delaney, Gerard Kearney, William Ruane
Directed by:
Ken Loach

Desde sempre que o conflito irlandês foi um tema de interesse em algumas produções de Hollywood, tendo estado na base criativa de alguns dos autores mais conceituados nascidos naquele territorio, tendo a sua maxima aplicação por intermedio de Neil Jordan e Jim Sheridan, contudo e uma vez que estes autores se dedicaram a outro tipo de filmes, o tema acabou por esfriar nos temas de hollywood. Contudo este ano no festival de Cannes a surpresa acabou por ser a vitoria de um filme que volta a debruçar-se sobre este tema, mas agora segundo a mão de Ken Loach, que venceu os grandes favoritos como Babel e Volver.
Mas este filme tem de longe mais fumo do que fogo primeiro, porque entra no tema com pezinhos de lá, contudo aos poucos o filme vai ganhando a intensidade tipica destes filmes, com o confronto de sentimentos a atingir o pico no final do filme. Contudo parece-nos obvio que esta muito longe principalmente do que Sheridan e Jordan ja tinha feito, dando-nos um filme partidario, onde que ao pouco se torna fundamentalista.
O sucesso critico do filme na europa e claramente sustentado pela palma de ouro, contudo nos estados unidos, e tendo em conta que os criticos americanos sao pouco susceptiveis a este tema, tera dificuldades em entrar neste circuito.
O filme vai de encontro a origem do Ira, aos conflitos armados da independencia da Irlanda, contudo raramente consegue ser motivante do ponto de vista emocional, mas aos poucos vai atingindo o objectivo, contudo nao se compreende totalmente a palma de ouro e todo o alarido a sua volta.
O argumento apesar de bem contruido parece-me politicamente polemico e acima de tudo partidario, com uma densidade emocional forte mas por vezes extremamente parado.
A realização de loach e muito bem criada do ponto de vista artisitco apostando na beleza paisagistica da Irlanda para contextualizar o filme.
Quanto ao cast, embora não seja grande adepto de Cillian Murphy, demonstra um inicio de carreira fulgurante, apesar do filme nao ser um papel tão forte para o filme deste nivel.
Enfim o filme sensação de Cannes que tras de novo um tema acariciado pelos Irlandeses e pelos autores de eleição, contudo longe do fulgor que este tipo de filmes ja obteve.

O melhor - O filme e consistente na forma como se vai construindo

O pior - Esta longe da qualidade do tema, e acima de tudo muito longe de merecer um conceituado titulo como uma Palma de ouro

Avaliação - B-

No comments: