Friday, September 08, 2006


Snakes on Plane

Starring:
Samuel L. Jackson, Nathan Phillips, Rachel Blanchard, Julianna Margulies, Flex Alexander
Directed by:
David Richard Ellis

Muito alarido surgiu em volta deste filme muito antes deste titulo sequer estar nas salas de cinema de Hollywood. Desde a previsão de desastre total, tendo em conta o titulo, considerado do pior titulo de sempre. Até uma onda de euforia que se tornou cada vez maior, depois de diversa publicidade pela internet que resultou na captação de Samuel L Jackson para o filme, e em previsões que apontavam para um dos maiores exitos comerciais do ano, ou mesmo um culto ao expoente maximo sa serie B.
Pois bem na realidade pouco destas previsões se concretizaram, ja que o alarido em volta do filme rapidamente terminou com a estreia do filmes nas salas de cinema que rapidamente desapareceu dos tops, por outro lado a serie B esta presente principalmente na facilidade de argumentos, mas as exigencias dos grandes estudos fez com que o nivel tecnico do filme esteja bastante à frente do que é muito bom para qualquer tipo declarado de serie b. O unico ponto em que o filme se concretizou foi em algum reconhecimento critico que ressalvou a forma simples como o filme e efectuado, pela simplicidade maxima do argumento e acima de tudo pela cool participação de Samuel L Jackson.
A minha grande duvida é, será um filme tão simples e tipico como este, capaz de provocar um gozo tremendo no espectador? A minha resposta é clara, e é negativa, ja que me parece que o filme carece de grande emoção, caindo muitas vezes na comedia com registos e personagens extremamente deslocadas para o filme em questão. Para alem disso a claustrofobia desejada pelo realizador quase nunca é conseguida ja que o avião, mais parece a torre de Die Hard. Sendo a caracterização espacial do filme o ponto mais defeciente do filme, ja que o avião, onde se desenrola 90 % da acção do filme, mantem-se sempre como um objecto estranho ao espectador.
O argumento do filme, é uma ode à serie B, com uma limitação maxima de processo e uma simplicidade extrema, com os aspectos positivos e negativos que disto advém.
A realização, esta bem efectuada, apesar de nos parecer que os efeitos especiais estão longe do desejado, precebendo -se rapidamentende que aquelas cobras não sao mais do que animações digitais. Quem sabe se não foi objectivo da produção.
Quanto ao cast, Samuel L Jackson, é a personagem ideal para um filme deste genero, concentrando toda a sua personagem no seu puro estilo cool, de resto um lista de secundarios desinteressantes que se vão salvando pelos poucos momentos de humor que vão tendo.
Enfim um filme que vem provar que por vezes no que diz respeito ao cinema pode muito bem haver fumo sem fogo.

O melhor: O declarar da simplicidade maxima do filme, ao rotular-se desde logo como serie B.

O pior: Mesmo com tantos pre-avisos a sensação que o filme mesmo dentro do genreo tem demasiadas carencias principalmente a nivel das sensações provocadas no espectador.

Avaliação C-

No comments: