Wednesday, September 27, 2006


Friends with Money

Starring:
Jennifer Aniston, Catherine Keener, Frances McDormand, Joan Cusack, Jason Isaacs
Directed by:
Nicole Holofcener

Não é muito frequente vermos um elenco tão recheado num filme independente. è certo que cada vez mais os actores apostam em produtos mais centrados em argumentos profundos, mesmo que isso não lhes permita uma distribuição por todos os EUA. Foi isto que aconteceu com este pequeno filme, apresentado inicialmente em festivais, mas que apesar de uma estreia muito limitada obteve bons resultados na bilheteira.
A histório do filme recai na crise da meia idade, um grupo de casais, passa os problemas especificos da sua relação, todos eles com problemas, e todos eles em boa situação economica, com a excepção da isolada Olivia (desempenhada por Aniston) que tenta organizar uma vida totalmente descontrolada.
O filme é sobre o mais puro tem os seres humanos, com personagens muito densas e completas do ponto de vista emocional, ninguem é bom, ninguem é linear mas todos são humanos, Sendo o realismo da criação das personagens e o interesse destas o ponto forte do filme. COntudo o fio narrativo do filme, ou mesmo a interação do filme acaba por nao ser sempre o desejavel, pensando sempre que o podia podia ser mais introspectivo em determinados aspectos e mais forte emocioalmente, ficando no ar de que toca certas emocões mas nao as faz expressar. Apesar de tudo estamos perante um dos maiores sucessos independentes do ano, que apesar de ser um filme muito simples e curto, sob forma de telenovela, acaba por ser ao mesmo tempo interessante e moralmente rico.
O argumento apesar de ser baseado em historias de vida acaba por ser bem criado sublinhando mais uma vez a excelente exploração das personagens. A realização nada acrescenta ao filme limitando-se a filmar de forma linear a interação das personagens.
O elenco parece-me acertado na sua maioria, recheado de actores conceituados do ponto de vista critico como Mcdorman e Keener, contrapondo actrizes mais comuns na comedia romantica, e que de alguma forma não conseguem acompanhar o ritmo das mais rotinadas neste tipo de filmes. Principalmente Aniston que ainda esta longe de provar os seus dotes intrepretativos na setima arte. Neste particular ressalva-se a riqueza do argumento e das intrepretações na diade Kenner-Isaacs, responsaveis pelos momentos mais fortes e profundos do filme.
ENfim um filme menor, que merecia mais atenção, num genero cada vez menos na moda, mas que é responsavel por filmes sempre com alguma qualidade, e acima de tudo capazes de reflectir sobre as crises do ser humano

O melhor - A magnifica criação e caracterização das personagens

O pior - A historia acaba por ser demasiado colorida e superfula para a obra prima que tinha

Avaliação B-

No comments: