Wednesday, September 20, 2006


Scoop

Starring:
Scarlett Johansson, Hugh Jackman, Ian McShane, Woody Allen, Kevin McNally
Produced by:
Stephen Tenenbaum, Jack Rollins, Charles H. Joffe

Se no ano passado Woody Allen surpreendeu meio mundo, ao realizar um drama, com contornos de suspense que fugia claramente do tipo de filme a que o realizador nos habituou, com resultados criticos muito bons, Certo é que Allen nao demorou muito a voltara a rotina dos ultimos 10 anos da sua carreira, ou seja filmes simples, com conversas dispersas, com alguma dose de originalidade criativa. Este Scoop e mais um filme desse genero, uma comedia a boa imagem de Allen, ingenuo, confuso e disperso baseando toda a força nas palavras das personagens.
Contudo e neste ponto que scoop perde algum do brilhantismo tipico de Allen, ja que nos parece que os dialogos caem demais nos tiques tipicos de allen, nao tendo tanta profundidade e conteudo quanto os outros filmes do autor, o que e um ponto bastante importante e que diminui em grande parte a força que o filme podia ter. O filme tem imensas semelhanças com A Maldição do Escorpião Jade do mesmo autor, apenas mudando de cidade, sendo que actualmente Allen se transportou para londres.
O filme nao tem sido recebido de uma forma muinto entusiastica pela critica,a nivel de bilheteira longe de ser um grande sucesso acabou por entrar dentro do previsto, contudo e muitas fezes referido como o pior filme de Allen dos ultimos anos, e talvez o seja na dimensao mais criativa do autor.
A realização de Allen nunca foi brilhante (talvez apenas em bons momentos de Match Point), nao sendo normalmente um ponto muito trabalhado pelo realizador.
O argumento parece-nos na sua essencia intressante, mas claramente longe de outros filmes do realizador, por o filme acaba por dar muito relevo a forma de intrtepertar de Allen e que de alguma forma nada de mais tras para o filme, bem como as indecisões tipicas da personagem e discursos sem grande conteudo.
As intrepretações, eu principalmente prefiro quando Allen fica de fora do cast, ja que permita que este diversifique um pouco os seus filmes, ja que quando entra o filme roda muito em volta da sua maneira croma, e aluada de ser, e que se torna muito repetitivo. Quanto ao resto Joahnsson e claramente a ultima diva de Hollywood e brilha em todos os filmes que faz, ja Jackman, num papel que ate lhe podia exigir um pouco mais, esta com dificuldade de sair do registo que nos habituou, mesmo quando o papel exige outro tipo de caracterização.
Enfim um filme tipico de Allen, mas claramente um titulo fraco neste grupo

O melhor. Apesar de tudo a forma como Allen filma, acaba por se tornar divertida e intressante

O pior - Os filmes acabam por se tornar egocentricos, e rodear a sua forma de actuar que ja teve mais piada e ja foi mais actual

Avaliação - C+

1 comment:

Susana Fonseca said...

Concordo completamente com a tua opinião