Saturday, August 26, 2006


Stick It

Starring:
Missy Peregrym, Vanessa Lengies, Jeff Bridges, Nikki SooHoo, Maddy Curley
Produced by:
Derek Evans, Roger Birnbaum, Gary Barber

Muitos desportos ja foram abordados no cinema, uns por inumeras vezes ja foram penetrados pelas cameras dos realizadores mais conceituados. Dai que fosse de estranhar que ninguem ate este momento se tenha debruçado sobre o rigoroso e polemico mundo da ginastica, onde os esforços são muitas vezes sobrehumanos e acima de tudo onde a distância da vitoria e da derrota pode estar a distância de uma opiniao sublectiva, dai que os temas por onde se podia abordar seriam imensos. Stick It acaba por abordar a maioria destes temas, a partida interessantes, contudo fa-lo de uma forma muito superficial e simples, ou nao tivessemos perante uma comedia juvenil. Ou seja estes temas sao apenas tocados ao de leve, centrando a maioria da sua acção nos conflitos juvenis da protagonista uma rebelde por natureza, acabando o filme por rapidamente cair na monotonia tipica deste tipo de titulos. Stick It foi um titulo que apesar de ter estreado por todo os EUA, passou um pouco ao lado quer da critica quer do publico, não sendo nem bem nem mal recebido pelo publico e critica. Tornando -se num daqueles filmes facilmente esquecidos por quem o viu, já que se trata de um filme esteriotipado, com um argumento e historia simplista e por vezes demasiado pegado a outros filmes do genero, tendo como pontos a favor o facto de ter introduzido a ginastica no mundo do cinema, se bem que nos parece de uma forma demasiado leve e solta e acima de tudo sob a forma errada de comedia.
Assim estamos perante uma historia que nada de novo tras ao cinema, repetindo se pela milesima vez premissas ja utilizadas em outros mil filmes de adolescentes.
Uma das supresas do filme, esta da boa realização que o filme apresenta, pouco habitual no genero onde se salienta os planos das execuções das ginastas e acima de tudo alguns contrastes muito bem conseguidos de cores mesmo nas interações das personagens, sendo o ponto mais surpreendente positivamente do filme.
Quanto ao cast, conjugou consagrados e fase de desacelaração da carreira como Jeff Bridges, a pedir filmes mais suaves e menos densos para prosseguir a sua carreira com atletas, onde se salienta a protagonista, com demasiados tiques irritantes onde apenas sobressai a extrema similaridade fisica que esta tem com a brilhante Hilary Swank, pena e que a nivel de representação tão distante esteja.
Enfim, mais um filme que conjuga o desporto com as comedias juvenis, se bem que pensamos que teriamos ganho mais se o filme se assumisse como um drama.

O melhor - A realização, arrojada e surpreendentemente eficaz.

O pior - O filme nunca se levar a ele proprio a serio preferindo brincar as princesas do que ter uma toada seria e moralista, enfim ma escolha

Avaliação - C

No comments: