Friday, August 18, 2006


Hoodwinked - A verdadeira história do capuchinho vermelho

Starring:
Anne Hathaway, Glenn Close, James Belushi, Anthony Anderson, Patrick Warburton
Produced by:
Maurice Kanbar, Sue Bea Montgomery, Preston Stutzman

Este ano foi sem duvida o ano da animação, tendo sido apresentado filmes para todos os gostos, até mesmo o espirito noir, é apresentado. Pelas mão de uma das companhias que mais fez pelo cinema indie "weinstein productions" surge-nos este peculiar filme, que tem por base a mais que conhecida historia do capuchinho vermelho, mas agora transformada num policial ao grande estilo de Agatha Cristie. A ideia e original e provocou muitas expectativas, primeiro porque prometia um cinema de animação diferente e acima de tudo mais adulto, e depois porque residia o interesse de perceber o quanto evoluida estaria esta produtora no cinema de animação.
E as primeiras ilações do filme são animadoras, primeira porque o argumento e muito original aproveitando a ideia de base e acima de tudo o uso inteligentissimo dos flash backs para construir uma narrativa adulta, tendo sempre por base a conhecida historia. Assim observamos um dos filmes mais originais e criativos que a animação nos deu, existindo apenas a duvida sobre a possibilidade deste filme ser agradavel para o publico menor, normalmente o publico alvo deste tipo de filmes. O segundo ponto demonstra que a nivel produtivo a produtora ainda esta muito longe de niveis ja apresentados, limitando.se a apresentar uma serie de personagens muito quadradas presas de movimentos e que têm todo o seu interesse nas inteligentissimas falas que produzem.
É na ideia original e acima de tudo no argumento que reside os aspectos mais fortes do filme, primeiro porque a mistura de contos de fadas com actualidade nos parece extremamente feliz, depois porque o argumento e inteligentemente construido e por ultimo os continuos toques a filmes para a adultos sao extremamente bem encaixados em toda a trama.
Também as personagens nos parecem bem contruidas apesar das limitações fisicas produzidas pelas limitações da produção, contudo todas nos parecem interessante e engraçadas, com particular destaque para a magnifica caracterização da adolescente tipica demonstrado por Red, a jovem capuchinho vermelho.
Enfim um filme que pode muito bem entrar num sub grupo de culto de animação, e que segundo o epilego do filme pode ser so apenas o arranque de uma serie de sucesso

O melhor - O adulto argumento muito bem contruido

O pior - A produção ser demasiado simplista para o projecto em causa

Avaliação - B

No comments: