Sunday, August 13, 2006


Ask the dust

Starring:
Colin Farrell, Salma Hayek, Donald Sutherland, Eileen Atkins, Justin Kirk
Produced by:
Redmond Morris, Mark Roemmich, David Selvan

A produtora de Tom Cruise e Paula Wagner tem paralelamente aos hits do actor produzido uma serie de filmes menores, mas que ao mesmo tempo serve para lançar uma serie de jovens talentos na arte de escrever e de realizar, f^-lo com "Narc" e acima de tudo em "shaterad glass" e agora nesta obra.
Se bem que sem o sucesso critico das anteriores obras indicadas Ask the Dust aparece como uma misto bem conseguido de comédia romantica, ou mesmo um drama amoroso profundo, faz nos sorrir e por vezes ser enundados pela tristeza, mesmo que nao atinja quase nunca uma grande profundidade narrativa o que é certo e que o filme acaba por resultar, centrando os seus esforços numa relação e quimica entre as personagens com muita ironia a mistura o que sobrevaloriza o filme.
Apesar de ter sido um pouco esquecido pelo publico, critica ou mesmo estudios que pouca distribuição fizeram da obra, "Ask the dust" aparece como uma obra bastante agradavel, suave e bem disposta, mesmo quando aborda temas como a depressão e a turbeculose, contando a historia de um escritor na tentativa de escrever um livro e a sua paixao pela "arruaceira" e mexicana empregada de o bar. Depois as voltas e voltas em torno deste assunto por vezes algo suspensas, mas que acabam por transmitir um ritmo agradavel ao filme.
O argumento apesar de nao ter toques de classe e originalidade acaba por ser engraçado e capaz de agradar o espectador, principalmente nos dialogos entre as personagens centrais que estão engraçados e muito bem articulados.
A realização não é brilhante mas em nenhum momento coloca em causa a beleza externa do filme.
Por ultimo no que diz respeito ao cast Farrel demonstra não ter esquecido toda a qualidade interpretativa demonstrada nos primeiros passos da sua carreira, e Hayek demonstra também ser bastante apelativa em determinado tipos de papeis mais extrovertidos, dai que as escolhas se demonstram bastante bem conseguidas.
Enfim um filme refrescante e bem efectuado pena e que so possamos ver este titulo perdido numa estante de DVD, pronto a que os mais atentos possam no alugar.

O melhor - A relação dos protagonistas, com uma quimica muito forte

O pior - A narrativa por vezes fultua demasiado, e perde alguma consistencia

Avaliação - B

No comments: