Saturday, August 05, 2006


Clerks

Starring:
Brian Christopher O'Halloran, Jeff Anderson, Marilyn Ghigliotti (II), Lisa Spoonauer, Jason Mewes
Directed by:
Kevin Smith

Kevin Smith tornou-se nos ultimos anos algo como um critico de Hollywood nos seus filmes, usando um dialogo quase hard core e uma serie de situações terrivelmente reais e ao mesmo tempo ridiculas. Contudo se bem, que as suas obras foram inicialmente aceites e aconselhadas pela critica, o certo e que com o vertice de Dogma as coisas começaram a mudar de figura, que culminaram com o brilhante mas abusivo "Jay e Silent Bob Stickes Back" uma das melhores comedias da historia do cinema com a personagem mais hilariante desta arte o mitico JAY... Pois bem tudo comecou com Clerks, uma comedia simples sobre um dia na vida de duas pessoas singulares mas politicamente incorrectas como um empregado de uma loja de conviniencia e um empregado de um video club de 3 classe, num conjunto de dialogos engraçadissimos e divertidos e com um espirito indie quase amador que abrilhante em grande parte o filme. Tambem aqui surge pela primeira vez a moral impingida pela magnifica dupla Jay e Silent Bob. O filme tem dos melhores dialogos e situações a que presenciamos, tornando-se rapidamente num culto que tem sequela este ano com o lancamento de Clerks 2. Perde acima de tudo relativemente a outras obras de Smith como Dogma e JSBCT pelo facto de nao serem tão satiricos nas suas analises e por algum amadorismo tipico de inicio de carreira que conduz por diversas vezes ao non sense.
O argumento do filme e simples eficaz com dialogos de puro brilhantismo, com uma realização quase amadora mas que resulta no efeito que Smith pensa em transmitir.
Por fim relativamente ao cast tenho duvidas que este tenha sido alvo de estudo mas sim uma escolha entre amigos, que acaba por resultar por esse mesmo factor, ja que da a impressao de que ninguem esta a representar.
Um filme que deu origem a forma de Smith filmar, e que tem em mim um adepto incondicional.

O melhor : Os dialogos e situações das personagens.

O pior : Jay e Silent Bob aparecerem muito pouco e ainda em fase de crescimento

Avaliação - B

No comments: