Tuesday, August 22, 2006


When a Stranger calls.

Starring:
Camilla Belle, Tommy J. Flanagan, Tessa Thompson, Brian Geraghty, Clark Gregg
Directed by:
Simon West

Ja por diversas vezes referi que não sou apreciador de cinema de terror, por outro lado tb ja o disse que este ano o numeo de filmes deste genero é quase infinito sendo na sua maioria obras que resultaram em fiascos produtivos, e acima de tudo criticos, contando-se pelos dedos da mao aqueles titulos que se salvaram da derrocada.
O primeiro desses titulos, a ter uma aceitação razoavel por parte do publico, foi este remake intitulado When a Stranger Calls, mesmo apupado de forma clara pela critica, certo e que este filme conseguiu resultados positivos nas bilheteiras, resultantes de uma boa promoção e acima de tudo por uma cultura masoquista que gosta de se assustar com os seus principais utencilios neste caso o telemovel.
A premissa e acima de tudo o desenvolvimento narrativo e demasiado simplista, um psicopata pressegue por telefone uma jovem babysister que se encontra sozinha numa mansao, depois uma ou duas situações de presseguição e tensão psicologica, uma luta fisica e ai esta o filme. Simples contudo demasiado pouco para uma longa metragem de expansao mundial. Ja que o desenvolvimento narrativo e nulo, e o desenvolvimento da historia e quase tao ridiculo que pode acabar com humor. Personagens com dimensao nao existem, apenas existindo a boazinha e o assassino, depois o jogo do rato e do gato com poucos desenvolvimentos, dialogos, interação e mesmo emoção e totalmente nula neste filme parecendo a espaços um jogo de computador.
O argumento e inexsitente, dando a percepçao que nada foi escrito para as personagens. Contudo este ponto acaba por ser uma vantagem deste filme relativamente as outras fitas do genero, como nao desenvolve nao inventa, sendo o mais simples, primario e sem densidade possivel.
Na realização esta o ponto forte do filme, ja que os unicos momentos de tensão ou mesmo de terror, sao efectuados atraves de truques de camera e de planos, por vezes muito bem montados, o que nao e de estranhar ja que o nome mais sonante do filme acaba por ser o seu realizado Simon West, um nome habitual nas grandes produções de hollywood e um nome nao de primeira fila, mas de certeza de segunda fila do cinema norte americano. E que tb podera ter ajudado a boa carreira comercial do filme.
Quanto ao elenco, o filme nada exige dos seus protagonistas, tendo a produtora optados por jovens desconhecidas do grande publico, apesar de se tratarem de jovens a emergir lentamente e necessitadas de algum protagonismo, como Cassidy, que entrarara em Dallas, e a jovem Belle protagonista do Indie Balada de Jack e Rose.
Enfim um dos filmes de terror de mais sucesso do ano, que demonstra uma grande produção no genero, que apesar de simples e basica continua com o mesmo defeito de grande parte dos filmes de terror. Falta de ideias...

O melhor - A realização de West, as poucas situações de terror do filme devem-se a manobras dele.

O pior - A sensaçao de que o filme nao tem nem argumento nem linha narrativa.

Avaliação - C

No comments: