Tuesday, February 17, 2026

The Voice of Hind Rajab

 O conflito em Gaza é um dos pontos de maior contorvérsia um pouco pelo mundo inteiro e fica a sensação que Hollywood com clara influencia judaica nunca tocou com exatidão ou isenção tal conflito. Dai que tenha sido este particular filme tunisino que acabou por chamar a atenção a muitos dos famosos pro palestina que acabaram por financiar o filme que acabou por estar presente na discussão de melhor filme estrangeiro os oscares deste ano depois de uma valentia critica assinalavel. Comercialmente sendo um filme tunisino os resultados foram interessantes.

Sobre o filme podemos dizer que a opção por trazer fragmentos reais da comunicação concretamente a gravação das conversações com a voz real da vitima da ao filme um impacto emocional e um peso que poucos filmes conseguem ter. E inacreditavel o impacto que o filme tem a todos os niveis, mesmo que possamos discutir todo o lado politico isto e humano e o filme vai tocar com toda a força nessa componente.

E um filme curto num espaço curto, de resiliência dos herois que tudo fizeram para salvar uma menina dado colateral de uma guerra, mas o filme homenageia a menor, da o impacto do que deveria estar acima da guerra de uma forma como poucos ate ao momento conseguiram fazer. Nao e propriamente uma obra original, ou trabalhado com uma originalidade unica, apenas da contexto a uma serie de gravaçoes impactantes e isso consegue como pouco.

Por tudo isto temos um filme de impacto com uma mensagem politica muito forte, que o filme acaba por sublinhar. Existe muitos momentos em que o filme chama a emoção de uma forma incrivel numa historia que merece ser contada e refletida. A coragem de um filme assim, o peso dos segmentos reais fazem deste filme uma das referencias do ano, e um dos que mais nos transmite emoçoes basicas.

A historia fala de uma equipa de paramedicos em linha de emergencia que recebem uma chamada de uma pequena de cinco anos apanhada no meio de um ataque em gaza e a forma como fica no carro com a familia morta ate que todos a tentam salvar.

O argumento do filme parte dos pressupostos das chamadas gravadas e muita consultadoria com os verdadeiros interpretes da historia. Pesada, intensa algo que nos deve fazer pensar e sentir. E uma historia que merece ser sublinhada mais que uma short story e a força do argumento esta nele proprio.

Na realizaçao temos Ben Hania uma jovem realizadora tunisina que chamou a sua atençao neste filme por uma capacidade de amplificar tudo o que quer contar na forma como monta o filme em torno de comunicaçoes reais, esse e o segredo do filme e um dos trabalhos mais impactantes de escolhas de realizaçao, iremos ver o que se segue mas a fasquia ficou muito alta.

Os interpretes tem a facilidade de ter como base os verdadeiros personagens para os guiar um incrivel trabalho de proximidade fisica, intensidade dramatica que o filme e a historia ajuda. Mas a verdadeira heroina e ela propria a menina que da nome ao filme que infelizmente nao esta aqui para ver o seu nome na historia do cinema.


O melhor - A capacidade de amplificar o sentimento do filme com a realidade.


O pior - Curto e preso a um espaço


Avaliaçao B+

No comments: