Monday, February 16, 2026

GOAT

 É normal que as primeiras apostas em termos de grandes produções de um ano surjam no dia dos namorados, ainda para mais este ano acompanhado com o carnaval. Por isso para alem de alguns filmes romanticos surgiu uma longa metragem de animação que marca o inicio de um ano competitivo no género que nos trás uma produção de Seth Curry com muitas referências ao tamanho no basket. Criticamente as coisas ficaram pela mediania, nunca sendo um filme com muita profundidade para muito mais. Comercialmente e um registo que tem sempre alguns adeptos e os resultados vão ser interessantes.

Sobre o filme podemos começar por elogiar o estilo de animação nascido nos maiores sucessos de Spider Verse, temos um digital mais proximo dos comic books e menos o digital de referencia que dá ao filme imediatamente um lado mais rebelde que funciona, principalmente quando o filme entra na ação desportiva que ocupa um espaço significativo no filme.

A historia e o argumento é que acaba por ser mais simples, esteriotipado sem grande surpresa, um daqueles filmes desportivos que com a devidas diferenças não se distancia muito dos filmes de desporto de segunda linha, com o problema que mesmo em vozes ou referências não é particularmente rico. Sendo uma aposta de uma Sony claramente em segundo plano no genero o filme acaba por ter essas dificuldades para se diferenciar.

Por tudo isto um simples filme de animação, sem grandes objetivos de diferenciação, basicamente com o objetivo de levar os mais pequenos ao cinema para passar tempo, principalmente os rapazes mais ligados ao basket uma mensagem de incentivo para os menos vigorosos fisicamente no desporto mas longe de ter a profundidade do que de melhor se faz em animação em Hollywood.

A historia fala de uma cabra que sonha ser jogadora de um desporto fisico baseado em basketball que acaba por ter a sua oportunidade contra tudo e contra todos. Mesmo sendo apenas uma jogada comercial acaba poir se tornar um elemento importante na equipa.

O argumento do filme é recheado de esteriotipos de emoção simples, sem grande originalidade ou criatividade. E daqueles filmes que na maior parte do tempo segue os parametros estabelecidos sem nunca os colocar em causa. Daqueles filmes onde a escrita arrisca pouco.

Na realizaçao do projeto temos uma dupla oriunda de uma animação mais traidiconal e de adultos que aqui tem um novo plano. Funciona esta forma de animação mais baseada na banda desenhada, principalmente nos momentos mais ativos e aqui acaba por ter esse ponto como uma das suas melhores escolhas.

No cast de vozes como vi a versão dobrada nada posso dizer sobre a escolha original.


O melhor - A animação em estilo escolhida.


O pior - A falta de elementos densos para alem do desporto em si


Avaliação - C



No comments: