Friday, October 10, 2025

The Toxic Avenger

 Produzido em 2023 mas apenas lançado dois anos depois este irreverente filme alegadamente de super herois, num claro classe B acabou por ser lançado com criticas bem interessantes mas um filme que normalmente atrasa o seu lançamento normalmente não vai longe e este não foi com resultados residuais que se calhar merecia mais.

Sobre o filme podemos dizer que a rebeldia é a assinatura total do filme e isso funciona no plano comico e rebelde, com alguns momentos disparatados divertidos, com uma produção claramente fraca para o mesmo efeito, e uma especie de filme de super herois da feira que acaba por ser disparatado e divertido, com todo o exagero tipico de um filme que quer ser mau para ser considerado bom.

Nota-se a tentativa da rebeldia do filme no cast, no lado pouco coeso das caraterizaçoes da falta de efeitos especiais faz com que o filme queira ser barato e disruptivo, mas ao mesmo tempo fica a sensação que o filme náo quer mais do que a satira. Nota-se um bom filme para os seus efeitos proprios, mas tambem fica a sensação que ja existiram projetos maiores com o mesmo teor.

Ou seja um filme rebelde e acima de tudo disruptivo, que tenta ser engraçado, consegue por vezes, fica a sensação que o filme que o filme e demasiado limitado a esse ponto. O lado estetico do filme exagerado da ao filme aquele lado de comic que o filme quer ter. Existe a possibilidade do filme pensar em ser um franchising mas tinha de ter outros resultados.

A historia segue um anão, padrasto de adolescente recatado que apos descobrir que tem uma doença terminar aborda o patrão para o ajudar mas acaba por se transformar num mutante com poderes inacreditaveis que o faz ser um justiceiro.

O argumento do filme trabalha apenas para o lado comico e rebelde, colocando totalmente de lado a coesão da historia para esse efeito. Ja vimos esta irreverencia noutros filmes com mais funcionalidade. Tem bons momentos comicos mas nao e propriamente uma abordagem original.

Na realizaçao temos Macon Blair que brilhou na estreia em SUndance e que surge mais uma vez com a rebeldia, com mais meios, e acaba por ter o filme que quer, com as imprefeições pensadas para dar esta estetica ao filme. Para ja e apenas um rebelde mas tem momentos para mais.

NO cast temos DInklage a fazer uso do seu lado estetico para o filme, um Tremblay a tentar ser adulto e uma serie de outros conhecidos em bonecos proprios em personagens redutoras, ou seja, apenas bonecos.

O melhor - A rebeldia comica


O pior - Ja vimos isto com mais sentido


Avaliação - C+

No comments: