Friday, October 03, 2025

Highest 2 Lowest

 Todos conseguimos olhas para a filmiografia de Spike Lee e constatar a forma como o mesmo sempre mostrou interesse no cinema asiatico já existindo alguns remakes que normalmente é um espaço onde tem mais dificuldade de fazer imperar o seu estilo. O classico de Kuruzawa foi a nova aposta, dentro da dinamica do RAP afro americano, numa produção Apple +. Exibindo em alguns festivais o filme obteve boas criticas mas a capacidade da aplicação da Apple chegar a massas ainda é curta e o filme ficou com pouca visibilidade.

Sobre o filme podemos dizer que o mesmo tem a historia de base com uma roupagem que nos parece não ser propriamente o melhor espaço para a historia funcionar ou pelo menos algumas dinamicas da historia original. A base e conduzida para os espaços onde Lee se sente mais confortavel e isso acaba por funcionar dentro de Nova Iorque, mas acaba por ter demasiados momentos que parecem retalhados so porque Lee quer ser ligado aos seus gostos pessoais.

Este e daqueles filmes que o remake e claramente pior em todos os níveis do que o original, pela intensidade, pelo facto do filme ter uma serie de procedimentos cheios de cliches em que muitas vezes existe a sensação que o filme procura os seus espaços para colocar esses autocolantes mas isso não se desenvolve particularmente com efeito no filme, ficando a ideia que muitas vezes o filme procura essa assinatura mais do que o filme em si.

A tentativa de Spike Lee americanizar os filmes asiáticos já tinham corrido muito mal em Oldboy e aqui fico com a sensação de que também não correu particularmente bem, porque o filme quis ir buscar um Spike Lee com os seus gostos mas isso faz o filme claramente mais fraco porque a historia passa demasiadas vezes para segundo plano.

A historia segue um rei do RAP que tenta fazer uma mudança na sua empresa ate que por engano o filho do seu funcionário e raptado contudo o alvo era o proprio filho do magnata, que conduz a que o mesmo tente perceber quem está por tras de tal esquema.

O argumento do filme até podia ter uma base que desse um bom filme de ação, mas o filme perde-se em elementos completamente decorativos, que fornecem algum lado estetico e de autor mas pouco mais, porque as personagens não crescem e acima de tudo a sensação que tudo no filme se vai perdendo mesmo no tempo dedicado.

Lee como realizador ganhou uma nova vida com Blackkksman que se calhar ja teria morrido de outra forma e aqui volta a um lado mais sombrio. nota-se a forma como tenta fazer os projetos sobre si e menos sobre o publico não encaixando muito dos pontos. O filme sofre essa ligação de elementos pouco proximos e Lee parece mais proximo do final da carreira.

No cast Washington foi sempre um dos elementos mais proximos de Lee tambem pelas convicções politicas, e aqui dá-se ao filme numa personagem estranha que o ator dota de um excesso de tiques desnecessários. Nao e o seu melhor papel e nota-se um lado fora de tom nos ultimos papeis. No resto pouco ou nenhum destaque.


O melhor - A historia de base e forte

O pior - Lee tornar o filme sobre si mais do que sobre a obra


Avaliação - C

No comments: