Wednesday, October 15, 2025

Downton Abbey: Grand Finale

 Downton Abbey é uma das series de referência dos ultimos anos, pela capacidade de num estilo tradicional tem conseguido diversas series de sucesso e já três filmes que foram sendo lançados para tentar fechar o ciclo. Este filme fica marcado pela falta de Maggie Smith num dos seus papeis recentes mais iconicos e funciona como uma homenagem à mesma com criticas interessantes que alias foi sempre conseguido pela serie. Comercialmente os resultados apesar de terem perdido algum fulgor ainda foram consistentes desconhecendo-se se foi o final definitivo, ou não.

Sobre o filme podemos dizer que temos o grosso das mesmas personagens, quer na familia quer nos criados, os pontos de ligação, as intrigas e a passagem de testemunho. No final o filme torna-se numa homenagem ao que fomos vendo e isso dá-lhe a intensidade emocional que na maior parte do tempo esta algo perdida. Para quem nao seguiu a serie o filme poderá ser algo vazio, para quem seguiu é sempre uma conexão nova.

O filme tem o tradicionalismo das personagens e do registo que acabou sempre por ser uma das bandeiras mais claras que a abordagem quis ter. Existe alguma sensação que as novas personagens acabam por se esvaziar no filme, se calhar pelo facto de nao estar previsto novas abordagens, ou não fosse o filme se apresentar como o Grand Finale.

Por tudo isto uma conclusão razoavel para uma serie de conteudo e com um estilo proprio. Embora eu seja defensor que as series devem acabar no seu registo do que no cinema, mesmo que com um episodio grande, aqui ja vamos no terceiro filme que mais parece um franchising sobrevivente do que algo pensado. Os filmes vão cumprindo com simplicidade os seus objetivos embora neste caso me pareça longe da qualidade da serie.

A historia segue a mesma familia e a passagem da casa para Lady Mary, depois do divorcio e com dificuldades em se integrar numa sociedade tradicional que a recusa. As mesmas personagens seguem mais uma serie de intrigar até as decisões finais.

O argumento do filme procura o rigor e os preciosismos que o contexto requer e consegue no detalhe ir buscar esses pontos. Parece-me com muita maior dificuldade na forma como os novos elementos são lançados, nenhum com potencia propria para levar o filme para parametros de excelencia.

A realização ficou a cargo de Simon Curtis, um veterano realizador que ja tinha estado ao leme do filme anterior. Temos o lado tradicional, a forma como consegue potenciar o lado estetico do espaço, e o lado tradicional. E experiente e consegue ir de encontro ao que o filme pede no lado visual.

No cast temos a maior parte dos interpretes a ter os seus personagens mais iconicos, que sao impossiveis de separar das respetivas carreiras. Nas introduções temos Nivola e Giamatti com personagens standartizadas que servem para fomentar um melhor elenco ao filme.


O melhor - O lado emotivo do final


O pior - Os novos elementos não serem particularmente impactantes


Avaliação - B-

No comments: