Friday, October 17, 2025

The Lost Bus

 Paul Greengrass é um realizador de ação em que os seus filmes são experiências sensoriais particulares que conduziram a que formulasse uma carreira de colaboração com alguns dos melhores atores que Hollywood tem, principalmente na ligação com Tom Hanks. Para este ano e no arranque de temporada de premios, sob a alçada da Apple + surgiu este filme sobre incêndios e resgate no meio do caos. Com boas avaliações criticas, não entusiasmantes para levar o filme para a temporada de prémios, o filme estreou no registo de streaming que ainda não é dominante e isso pode ter tirado alguma dimensão mais comercial ao filme.

Sobre o filme podemos dizer que o mesmo tem o melhor e pior do seu realizador. Do lado positivo temos o realismo das sequencias em que o filme entra no fogo, o extremismo completo, e que pode parecer exageram mas acaba por ser bem real. Esse o melhor elemento e o protagonista maior do filme, e nesses momentos temos Greengrass ao melhor nivel.

No que diz respeito a narrativa o filme tem grandes dificuldades, principalmente na primeira hora, já que nos parece que perde algum tempo numa componente tática da reação dos bombeiros, que nunca é concreto ou seja nunca transmite nada de particularmente relevante ao espetador esvaziando posteriormente as duas personagens principais que assumem o filme demasiado tarde e aqui o filme parece mais documentario do que ficção.

Por tudo isto o filme funciona no que de melhor Greengrass sempre soube fazer, realismo de ação, de colocar em toda a linha o espetador do epicentro do acontecimento e isso faz dele alguem muito singular no panorama do cinema atual. Narrativamente o filme perde muita força num argumento simples, por vezes difuso e que so no final consegue ser emotivo.

A historia fala de um dos maiores incêndios nos EUA e a forma como um grupo de bombeiros tenta reagir aos acontecimentos, enquanto um perdido condutor de autocarros escolares tenta salvar vinte menores das chamas num ode totalmente dantesca.

No que diz respeito ao argumento é o ponto mais fraco do filme, fica a sensação que o filme perde muito tempo em contexto e que isso acaba por deixar o filme com pouco tempo para desenvolver as personagens e isso torna o filme demasiado limitado no seu desenvolvimento natural.

Greengrass e um mestre do realismo em sequencias onde muitas vezes o cinema tem medo de investir. os seus filmes são acontecimentos e este volta a ser na sua estética e no lado realista e impressionante de muitos momentos, embora neste caso com défices de logica.  E um experiente realizador, marcou esse apontamento mas falta alguma congruência.

Em termos de cast temos um McCanoughey intenso, com uma boa interpretação, ficando a sensação que a personagem deveria ter mais tempo. Ferrara faz uma boa ligação e quimica com o seu protagonista, mas fica a ideia do mesmo problema de tamanho de personagem.


O melhor - Os incendios onde entramos

O pior - A forma como a primeira hora se perde em apontamentos técnicos que não são propriamente claros


Avaliação - C+

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