Sunday, October 12, 2025

Caught Stealing

 Pode causar alguma surpresa que no novo filme de Aronofsky tivessemos uma estreia de verão numa comedia de ação, com um elenco de luxo, mas longe dos prazos tipicos dos filmes com ambições a premios. Em termos criticos e assumindo uma clara mudança de registo a receção para o genero até foi interessante, pese embora rapidamente fora de ambiçoes de premios. Por tudo isto restava o valor comercial do filme onde as coisas também não foram brilhantes demonstrando que Butler ainda náo tem o sublinhando de estrela que muitos pensaram que ja teria.

Sobre o filme, para quem conhece o tipo de cinema de Aronofsky é claro que este filme é em tudo mais simplista, a tipica comedia negra com grupos criminosos, numa autentica montanha russa para a personagem central. No humor o filme tem alguns bons momentos ou na forma como alguns paralelismos surgem, algumas personagens, principalmente a de Smith da ao filme o lado descontraido que por vezees não tem sendo em alguns momentos mais confuso, ruidoso do que eficaz.

E um filme de entertenimento, e isso fica sempre a sensação que a capacidade do realizador filmar vale mais do que este genero de desgaste rapido. EM termos de narrativa o filme tem alguns twist que o faz ser ritmado, proximo do publico embora acabe por transmitir pouco nos seus elementos moratorios. E um filme de entertenimento e isso pode ser pouco para o cast em questão.

FIca a sensação que com outros elementos o filme seria simples e eficaz, num cinema construido para a reação imediata. Mas quando percebemos o cast e o realizador pensamos e faz-nos expetivar algo muito maior que o filme nunca consegue encontrar e ai as sensações apesar de positivas não sao muito intensas.

A historia fala de um ex-prodigio do Basebol que acaba depois de um acidente por embarcar para NOva Iorque onde se torna Barman de um espaço de baixa qualidade e que se vê envolvido num golpe envolvendo grupos criminosos que vão por toda a sua vida em risco.

O argumento do filme tem muitos elementos, nem sempre totalmente equilibrados. Fica a ideia que o filme procura demasiadas vezes a confusão, com personagens com momentos curtos, sendo que torna o filme desiquilibrado ja que as personagens trazem muita coisa diferente no impacto do filme.

Aronofsky e um prodigio que teve uma carreira oscilante, com filmes de primeira linha e algumas desilusões, aqui segue para um estilo mais comercial, com menos risco. Nao da tanta a sua imagem e a sua assinatura mas consegue em momentos espelhar da melhor forma o que quer transmitir. MEsmo assim longe do cinema de autor dos seus melhores filmes.

No cast Butler tem aqui o seu papei mais normal, ou pelo menos o menos caracterizado que permite de o ver mais como ator mais comum e o resultado é misto, não e propriamente a pessoa mais natural do mundo em alguns momentos, mas tem intensidade importante neste tipo de carreira. Nos secundarios acaba por ser a loucura do costume de Smith que leva o filme para os melhores momentos.


O melhor - Todo o bloco com a personagem de SMith

O pior - O filme também em termos de proximidade com o público tem altos e baixos


Avaliação - B-

No comments: