Saturday, April 05, 2025

The Day the Earth Blew Up A Looney Toons Movie

 Numa altura em que quase ninguem conhece das gerações mais pequenas os desenhos animados dos Looney Toons, eis que a Warner tenta lançar um projeto que permita algum reconhecimento, embora a aposta pelo 2D tradicional pudesse ser considerada dificil de satisfazer as gerações mais jovens. Essa ida ao tradicional satisfez de uma forma surpreendente a critica, mas do ponto de vista comercial o filme foi sendo atrasado no seu lançamento e acabou por obter resultados rudimentares no mercado americano.

Sobre o filme podemos começar por explicar as sensações relativas ao tipo de animação, se por um lado a nostalgia está bem presente ainda para mais com personagens que vincaram a nossa infância, por outro lado percebemos bem a evolução e que a capacidade de comunicação atual é muito maior com os novos produtos.

O segundo ponto do filme é a historia, acaba por ser um episodio mais longo dos Looney Toons concretamente da ligação entre Porky Pig e Duffy Duck, o que por sua vez torna o filme pouco diferenciado, mesmo o tipico guião de extraterrestres que nos faz lembrar de Space Jam está lá e a ideia que fica é que mesmo sendo tradicional para ser apelativo teria que ter alguma novidade que o filme efetivamente não tem.

Por tudo isto, podemos dizer que se trata de um apontamento nostalgico e pouco mais, porque sinceramente nem o humor dos Looney Toons neste momento me parece encaixar em qualquer tipo de registo, nem juvenil e muito menos adultos, e esta tentativa de tornar as personagens significativas teria de ser efetuada com uma roupagem diferente que poderia efetivamente fazer perigar a ligação ao projeto inicial.

A historia segue a criação da ligação entre Duffy e Porky na forma como foram criados numa quinta, a qual em adultos tem de manter, mesmo com dificuldades financeiras. Acabam por conhecer uma mistiriosa porca que os leva a um negocio que os leva a estar no epicentro de uma luta pela sobrevivencia da terra.

O argumento e o de um episodio grande, segue a essencia das duas personagens central, não atualiza o humor e o filme acaba por nao ser tãop engraçado como seria nos anos fortes dos Looney Toons, alguns apartes que funcionam mas muito pouco.

Na realizaçao do projeto temos Browngardt um colaborador dos Looney Toons que mantem a tradição, com pouco risco e acima de tudo com o perfume de nostalgia que quer ter. Dificilmente terá outro projeto com esta expansão.

No cast de vozes existe o respeito pelo passado com o unico resultado possive, o que é positivo.


O melhor - A nostalgia

O pior - Está ultrapassado


Avaliação - C

No comments: